Buscar

ANTT propõe medidas de fiscalização e cooperação com o governo do Mato Grosso

Fonte: SóNotícias

31/03/2022


Foto: Reprodução/ SóNotícias

A Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT) promoveu uma reunião com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Estaduais do Mato Grosso (AGER/MT) na tarde desta quarta-feira. Na ocasião, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, propôs a troca de experiências exitosas entre ambos os órgãos. Para tanto, estuda a assinatura de um termo de cooperação entre os órgãos envolvidos na fiscalização de rodovias e ferrovias nacionais.


Vitale pretende promover um encontro de órgãos fiscais, em junho desse ano, na sede da ANTT. “Vamos propor a assinatura de um termo de cooperação entre as agências fiscalizadoras, envolvendo o Ministério Público e Defensorias. Para tanto, precisamos estreitar nosso diálogo.” O objetivo seria integrar, capacitar, além de conhecer o trabalho mais de perto e premiar situações exitosas.


O presidente da AGER – MT, Luis Nespolo, comentou sobre o trabalho desenvolvido para a implantação da Ferrovia Ferrogrão, que contará com uma gestão mista do governo federal e do Mato Grosso. A previsão para o início das operações de transporte na ferrovia para o ano de 2028 “Todos os envolvidos na fiscalização das obras têm dado prioridade à questão do prazo, principalmente o governo do Mato Grosso”, explicou Nespolo.


Além da reunião com a Diretoria Geral da ANTT, o representante da AGER se encontrou com representantes do Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO). A proposta é implantar novas tecnologias para a fiscalização do transporte de passageiros e cargas nas rodovias.