Buscar

Araguaína inicia segunda etapa da Via Norte e previsão é concluir obra até fim deste ano

Investimento é de R$ 15,3 mi


Por Coluna do Cleber Toledo

14/10/2021


Foto: Marcos Sandes/Ascom


As obras da segunda etapa da Via Norte em Araguaína já estão em execução e têm previsão de entrega até o final deste ano. Conforme o Paço, a etapa inicia na interligação da Avenida Castelo Branco com a Rua Dois de Julho e segue pelo Setor Araguaína Sul até a Avenida Palmas, no Costa Esmeralda. Com 5,2 quilômetros de extensão, a obra conta com investimento na ordem de R$ 15,3 milhões, custeados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do município.


Drenagem, calçadas acessíveis, ciclovia e sinalização


Além da pavimentação, o projeto contempla drenagem profunda e superficial, calçadas com acessibilidade, ciclovia e sinalização. Neste primeiro momento, estão em execução as obras de terraplenagem e drenagem. “A possibilidade de trafegar dos extremos ao centro em vias rápidas por dentro do município é importante para diminuir a ocorrência de acidentes na BR-153”, comentou o prefeito Wagner Rodrigues (SD).


Obra


Com extensão total de 9,3 quilômetros, a nova via ligará o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153 no Costa Esmeralda. O projeto, que contempla bacias de detenção, ainda resolverá o problema dos alagamentos nos córregos que cruzam o centro da cidade.


Primeira etapa


Iniciada em julho de 2020 e com previsão de entrega até o final deste ano, a primeira etapa da Via Norte, com 1,5 quilômetro de extensão, vai da Avenida Cônego João Lima à Avenida Castelo Branco e faz parte do Projeto Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pela Comunidade Andina de Fomento (CAF).