O objetivo de trazer de volta o nome do estado e da cidade nas placas de veículos é para que as autoridades consigam identificar com facilidade a origem de um veículo.
Por Mariana Czerwonka Publicado 09/04/2024 às 08h15
Audiência pública irá debater a volta do nome do estado e cidade para as placas dos veículos. Foto: Secom-MT
Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 3.214/2023que prevê que as placas de veículos poderão voltar a informar o nome do estado e da cidade de registro do veículo. Sobre o assunto, foi marcada audiência pública para debater o tema que acontece hoje (09/04), às 14h, em Brasília.
Conforme o PL, o objetivo de trazer de volta o nome do estado e da cidade nas placas é para que as autoridades de trânsito e de segurança pública consigam identificar com facilidade a origem de um veículo em situações como infrações, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte.
De acordo com o autor do projeto, senador Esperidião Amin (PP-SC), existe um “senso de identidade regional” e pertencimento promovido pela identificação nas placas.
“Nesse sentido, a volta do nome do estado e da cidade nas placas veiculares ajudará a evitar acidentes decorrentes da não familiaridade com o trânsito local, bem como facilitar o levantamento de estatísticas turísticas”, explica.
コメント