top of page
Buscar

Banco Mercedes-Benz financiou 9.823 caminhões em 2022

POR IMPRENSA | ABR 6, 2023 | NOTÍCIAS, OUTROS

Foto: Divulgação


“De fato, tivemos números extraordinários. Emprestamos R$ 7,6 bilhões em 2022, com crescimento de 54%. O resultado foi extraordinário, mas isso também traz responsabilidade ou bastante atenção para que continuemos fazendo as coisas como temos feito, principalmente ouvir quais são as oportunidades que temos, em tudo o que fizemos em 2022, para fazer, igual ou melhor, em 2023”.

A introdução ao texto é do diretor comercial do Banco Mercedes-Benz, Marcelo Larussa, ao destacar e reportar os dados financeiros históricos alcançados pela organização no ano passado.

“Quando vamos por segmentos também vemos crescimentos expressivos, como em caminhões. Vendemos R$ 4,9 bilhões, com aumento de 54%. Quando vamos para ônibus, o crescimento foi de 13%, para quase um bilhão de reais. Quando olhamos para a carteira do banco, para aquilo que temos de ativo na organização, tínhamos R$ 14,5 bilhões em 2021 e encerramos 2022 com R$ 19,5 bilhões”.

De forma sintética, o painel abaixo retrata os números reportados, como o financiamento de 9.823 caminhões, com peso de 64,4% do total de novos negócios em 2022, vans, ônibus e automóveis.

DESTAQUES EM BENS FINANCIADOS

CAMINHÕES: O BMB financiou 9.823 unidades, com liberações de R$ 4,881 bilhões, 54,5% a mais do que em 2021. O perfil caminhões, representou 64,4% do total de novos negócios do BMB em 2022

VANS: as liberações totais somaram R$ 335,8 milhões, 29% a maior do que em 2021, de R$ 260,3 milhões

ÔNIBUS: as liberações somaram R$ 793,2 milhões

AUTOMÓVEIS: os financiamentos somaram R$ 194,7 milhões

ONDE ESTAMOS

95% do negócio estão em caminhão e ônibus

“Onde nós estamos?”, questiona Marcelo Larussa, e ele mesmo responde: “Quando olhamos para representatividade por segmentos e negócios, observamos que 95% de nosso negócio está no segmento de ônibus e caminhão, mas, também são importantes os segmentos de vans e automóveis, com representatividade entre 9% a 10%, dependendo da variação. Em outros, estamos falando de veículos usados, de outras marcas (dentro dos estoques do concessionário e seguros)”, descreveu.

Quem são os nossos clientes

“Quando olhamos a composição de clientes, temos 44% em clientes grandes, 34% em negócios menores, e concessionários com uma representatividade muito forte. Esse é o portfólio total, e quando se olha para 2022, vemos esse número crescente, o mesmo com as frotas.

Qual o papel das concessionárias

“Quando olhamos para os concessionários – e qual é o nosso papel, o nosso cliente, todos os dias nos perguntamos sobre isso dentro do banco. O nosso cliente, além de nossos colaboradores internos e fábrica, também são os nossos concessionários. Como banco de montadora temos o papel importante de fixar o estoque na rede, como na antecipação do Euro 5 e Euro 6. Estávamos lá, presentes, olhando as retiradas maiores que o normal – a fim de atender a legislação e a substituição de tecnologia”.

Financiado ou à vista

“Temos, praticamente, 50% do mercado. E temos todo um acompanhamento das decisões de compra à vista. No caso, temos, no geral, entre 35% para 40% de compras à vista de 2021 para 2022. Agora cabe a pergunta. Quem está dentro desses 40%? É um universo de clientes que demonstram estar capitalizados. Temos aqui dentro dessa conta de aquisições à vista grandes frotistas, que têm estratégias diferentes, que têm captação própria de funding – através da emissão de debêntures e demais ferramentas do gênero -, e isso diminui a nossa exposição”.

Sabemos onde estamos e o que estamos fazendo

“Quando vemos o segmento de ônibus, tivemos o Programa Caminho da Escola com uma representatividade gigante e que reduziu a nossa exposição aos negócios. Em caminhões, de todo o mercado que foi financiado em 2022, o Banco Mercedes-Benz fez 49% de todo o mercado. Ou seja, de cada 100 financiamentos, fizemos 49. Esse é um dado muito forte. Olhando para o mercado em que estamos inseridos, com o tamanho e a representatividade da concorrência que temos. Isso é um exemplo de que sabemos onde estamos e o que estamos fazendo”, disse.

Ônibus – de cada 100 vendas, 61 são do BMB

“Quando falamos de igual forma sobre o segmento de ônibus, temos 56% e, aqui, as compras à vista são feitas por empresários de ônibus, ou empresas de transporte bem capitalizadas. Aqui também temos o impacto das vendas ao governo, conforme mencionado no Programa Caminho da Escola. Quando olhamos para a participação do Banco Mercedes-Benz, temos 61% de todo o mercado, ou seja, de tudo aquilo que se financia para aquisição de ônibus. De cada 100 ônibus financiado no Brasil em 2022, o MBB financiou 61 ônibus”, relatou.

Vans – temos 39% do mercado

“Também somos líderes do segmento e temos uma forte concentração de compradores à vista, bem como forte concentração de vendas a governo, tais como veículos para ambulância, Corpo de Bombeiros etc. Ainda assim temos uma participação de 39% de todo o mercado”.

Automóveis – temos 37%

“Quando olhamos para o segmento de automóveis, o volume de compras à vista é ainda maior. Nos clientes dependentes de linhas de crédito, ou que entendem que nossas ofertas são mais interessantes, por uma razão ou outra, temos 37% desse mercado, que também é bastante expressivo.

NÚMEROS DO BANCO

Lucro líquido: R$ 120.968 milhões em 2022, ante R$ 149.814 milhões em 2021

Receita de intermediação financeira: R$ 2,135 bilhões em 2022, 62,3% superior a 2021

Resultado da intermediação financeira: R$ 508.527 milhões em 2022, ante R$ 591.091 milhões em 2021.

Comentários


bottom of page