Buscar

Brasília sedia o I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 na Região Centro Oeste


A iniciativa visa à reciclagem técnica dos serviços ambientais gratuitos aos transportadores, além de apresentar as novidades do Programa


Começa nesta quarta-feira (19) o I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Centro Oeste. O evento é realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com a entidade anfitriã Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC). Durante dois dias, técnicos e coordenadores de toda a região serão capacitados e conhecerão as novidades do Despoluir, como a Série CNT Energia no Transporte.


A programação do encontro conta com oficinas voltadas à reciclagem técnica das linhas de ação denominadas Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel. A primeira diz respeito à inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil. A outra trata da análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens das empresas atendidas pelo Despoluir.


O Programa é uma iniciativa conjunta da CNT e do SEST SENAT e a sua execução conta com Federações afiliadas. Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir tem como um dos principais diferenciais o atendimento às empresas e caminhoneiros autônomos do setor para realizar serviços ambientais e compartilhar, gratuitamente, boas práticas, por meio de capacitações e divulgação de materiais técnicos.


Em 15 anos, foram realizadas mais de 3,8 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo a mais de 27 mil empresas e 28 mil autônomos. A Avaliação da Qualidade do Diesel é um projeto mais recente e, desde 2016, fez 1.413 aferições, atendendo a 224 empresas.


Além disso, as linhas de ação do Despoluir objetivam ganhos como o aumento da eficiência energética dos veículos. O Programa disponibiliza serviços ambientais gratuitos que contribuem para a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, proporcionam melhores condições de vida aos profissionais do setor, especialmente nos grandes centros urbanos, além de engajar os transportadores em atividades socioambientais.


Somam-se aos resultados do Programa ações educacionais voltadas à conservação do meio ambiente e à diminuição da emissão de poluentes, dando às empresas um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis que contribuam com a descarbonização do transporte no Brasil.


Saiba mais sobre o Programa Despoluir