top of page
Buscar

Brasil quer estabelecer metas para reduzir mortes no trânsito

Por imprensa set 28, 2023 Notícias, Outros

A proposta está no novo Plano Nacional de Trânsito, que deve passar por consulta pública nos próximos dias.

O governo federal quer estabelecer metas para municípios reduzirem as mortes no trânsito. Aqueles que atingirem as metas vão ser premiados. A proposta está no novo Plano Nacional de Trânsito, que deve passar por consulta pública nos próximos dias.

De acordo com o secretário Nacional de Trânsito, do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão, o objetivo é estimular os gestores a buscarem a redução de acidentes e mortes.

O secretário discursou na abertura da Semana Nacional do Trânsito, que acontece todos os anos entre 18 e 25 de setembro. O foco do discurso foi a segurança. No Brasil, cerca de 25 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito.

Segundo Adrualdo, cerca de 30% das cidades concentram quase 80% dos acidentes. Cidades médias sofrem com uso inadequado das motociclistas.

Semana Nacional de Trânsito

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito acontece, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. Ou seja, convoca-se, nesse momento, todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu para o ano de 2023 foi “No trânsito, escolha a vida!”.

No mesmo período, comemora-se a Semana Nacional da Mobilidade. O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades, assim como os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. “O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito. Dessa forma, direcionando as campanhas educativas durante este período”, informa a Secretaria.

Comments


bottom of page