
O primeiro caminhão que pode operar de forma 100% autônoma do Brasil está em uso na cidade de Aracruz, no Espírito Santo. O caminhão usa tecnologia desenvolvida pela Lume Robotics, especializada em tecnologias avançadas em mobilidade autônoma, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O caminhão é fruto de uma parceria entre o porto do município de Aracruz, a Portocel, a Vix Logística, pertencente ao grupo Águia Branca, e a Lume Robotics. Com a iniciativa, o porto da região norte do Estado se torna o primeiro a incorporar o autônomo na operação portuária em âmbito nacional.
“A inovação estabelece um marco histórico na tecnologia de veículos autônomos, com a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em ambientes portuários no Hemisfério Sul”, afirmou o diretor executivo da Lume Robotics, Rânik Guidolini. Para ele, o avanço posiciona o Brasil entre os poucos países que dominam essa tecnologia de ponta.
O projeto para desenvolvimento do caminhão começou em 2019, e hoje o veículo opera em uma rota fixa, sem nenhum tipo de intervenção humana. De acordo com as empresas envolvidas, a tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de aplicar inovações tecnológicas para revolucionar a logística portuária.
Segundo a Portocel, atualmente um caminhão autônomo está sendo usado para transportar celulose nas vias internas do porto, enquanto um segundo veículo já está em fase de operação assistida.
“Trata-se de marco histórico para a inovação tecnológica no Espírito Santo, evidenciando o potencial do nosso Estado. É uma satisfação sermos pioneiros, especialmente em área tão estratégica como é a inteligência artificial aplicada à mobilidade autônoma, comprovando que estamos no caminho certo, promovendo políticas públicas que impactam positivamente a vida de empreendedores, pesquisadores e cidadãos”, destacou o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura.
A startup Lume Robotics nasceu com o Edital do Programa Centelha, da Fapes, em parceria com o Governo Federal, e também foi contemplada no Edital Tecnova II, também da Fundação. A startup acaba de ser selecionada no inédito edital Parceria Entre Startups.
“A Fapes cumpre um papel fundamental no incentivo à inovação. E a Lume Robotics tem uma parceria de longa data com a Fundação. Nesses seis anos de existência, nós tivemos vários projetos em conjunto com a Fapes, inclusive avaliando a supervisão de projetos de autoria própria. Então, para a Lume, tem sido excelente ter essa proximidade e parceria com a Fundação”, contou Rânik Guidolini.
Funcionamento do caminhão autônomo
O caminhão autônomo conta com inteligência artificial e é interligado por câmeras e sensores, sendo totalmente conduzido por sistema computacional. Dispõe de vários dispositivos de segurança, capazes de detectar e responder rapidamente caso identifique obstáculo em seu percurso.
A tecnologia usada no veículo tem visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomada de decisão, controle e central de operações.
De acordo com a Portocel, a configuração autônoma oferece vantagens em relação a operações convencionais, além de aprimorar a segurança e a eficiência operacional. Com um tempo de reação padrão de um décimo de segundo, o sistema autônomo supera a capacidade humana, essencial para lidar com eventos simultâneos em emergências.
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