Caminhoneiros não querem voltar para caminhões a diesel após dirigir o Tesla Semi
- Fenatac Comunicação
- 9 de out. de 2024
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Imagem de PepsiCo Beverages North America
O Tesla Semi é um caminhão que ainda levanta uma série de dúvidas, especialmente com boa parte das informações técnicas sendo completamente desconhecidas, já que a montadora não divulga muita coisa a respeito do pesado. Mas uma coisa é certa: A aceitação dos motoristas que trabalham com os protótipos do caminhão estão muito animados.
A afirmação foi feita por Dejan Antunović, que é gerente de eletrificação da Pepsico, a primeira empresa a utilizar o caminhão Semi em operações regulares. A frota da empresa é composta por 36 unidades do caminhão, que operam no transporte de alimentos e bebidas da Pepsi e FritoLay. Em breve, outros 50 caminhões elétricos da Tesla serão operados pela Pepsico.
Para Dejan, a adaptação dos motoristas aos caminhões Tesla foi muito tranquila, e a reação deles ao longo dos meses foi muito positiva.
Os motoristas que operam esses caminhões fazem rotas de curtas e médias distâncias. No transporte de salgadinhos FritoLay, que é uma carga volumosa mas muito leve, o consumo de energia é de 0,8 kWh por quilômetro rodado, já o transporte de bebidas, bem mais pesado, tem um consumo 20% superior, de 1 kWh/km.
Até o momento, os 36 caminhões já somam mais de 3,8 milhões de quilômetros rodados, sem nenhum problema grave relatado.
De acordo com Dejan Antunović, os caminhoneiros se acostumam fácil com os caminhões elétricos, e a resposta depois de alguns dias é quase sempre a mesma.
“O feedback geralmente é o mesmo: Não quero voltar para o diesel. Este é o futuro. Isto é agora. É isto que eu quero dirigir”, disse ele.
A Tesla está aumentando gradativamente a produção do Semi em sua fábrica de Nevada, e também está construindo um prédio que será dedicado à produção do modelo, podendo chegar a 50 mil unidades por ano a partir de 2025.
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