top of page
Buscar

Carteira Digital de Trânsito: entenda a diferença entre os selos de confiabilidade do Gov.br

Para ampliar a segurança da plataforma digital, o Governo Federal estabeleceu três níveis de classificação das contas: ouro, prata e bronze.

Por Agência de Notícias Publicado 07/02/2024 às 11h00


Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior é o nível da conta, por isso os selos de confiabilidade. Foto: Divulgação/Agência Brasil


A plataforma Gov.br do Governo Federal dá acesso aos cidadãos a diversos serviços e políticas públicas, entre eles, inscrições em concursos, simulação da aposentadoria no Meu INSS e consulta a documentos digitais como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e a Carteira Nacional de Habilitação (CHN). Para aumentar a segurança da interface desse sistema, que garante a identificação de cada usuário a partir de login com CPF e senha, foram criados níveis de classificação ouro, prata e bronze.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) esclarece que esses três níveis da conta Gov.br variam de acordo com a forma como a conta foi criada ou validada, o que interfere no grau de segurança de validação dos dados do usuário. Quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior é o nível da conta. Isso pode possibilitar acesso a mais tipos de serviços e transações digitais pelo Gov.br.

O nível bronze é a primeira conta criada pelo usuário com o preenchimento do cadastro via formulário online para validação dos dados na Receita Federal ou Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já o nível prata é quando o usuário faz o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) pelo Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou realiza a validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado.



O último nível, ouro, é atingido quando a pessoa faz o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE). Ou, ainda, faz a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.


Como criar a conta Gov.br?


É possível criar a conta no portal Gov.br (http://gov.br/) ou pelo aplicativo (https://www.gov.br/apps/app-gov.br). O processo é gratuito e rápido. E o passo a passo é o seguinte: tanto no aplicativo quanto no site, basta clicar no botão “Entrar com Gov.br”. Em seguida, digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.

Com uma única senha, o cidadão conseguirá acessar os serviços digitais do Governo Federal. Qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha CPF pode criar sua conta.

Comments


bottom of page