Buscar

Catalão-GO recebe mais uma unidade do programa Roda Bem Caminhoneiro

Fonte: Blog do Caminhoneiro

08/06/2022



Foto: Divulgação/Blog do Caminhoneiro


O Ministério da Cidadania realizou a entrega de mais uma estação do programa Roda Bem Caminhoneiro, com um escritório e ponto de abastecimento, na cidade de Catalão, em Goiás. O Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, também fez entregas simbólicas do projeto para os municípios goianos de Luziânia, Pires do Rio e Rio Verde.


Dentro do programa, o Governo Federal entrega uma estrutura completa, com escritórios containers com ar-condicionado, notebook, smartphone, reservatório de óleo diesel com bomba de abastecimento e, ainda, 15 mil litros de combustível para cada cooperativa. O objetivo é reduzir custos com óleo diesel, lubrificantes, pneus e peças.


“Esse programa vem como incentivo ao cooperativismo. Traz força ao trabalhador autônomo que começa, com essa articulação, a ter ganho de escala na compra de insumos. Essa união faz a diferença no Roda Bem Caminhoneiro”, destacou o ministro.

O Governo Federal já investiu mais de R$ 18 milhões na entrega de 29 kits do programa Roda Bem Caminhoneiro, fomentando 100 cooperativas em 17 estados. A estrutura de Catalão deve beneficiar mais de 500 caminhoneiros.


“Hoje temos 29 cooperativas espalhadas de Norte a Sul do país com a infraestrutura entregue. Mais de 100 cooperativas estão conectadas ao projeto. Isso faz com que o trabalhador autônomo ganhe escala na compra de produtos e na negociação do frete. Por isso que a gente traz uma estrutura para fortalecer cada vez mais essa categoria”, completou o ministro.


Dentro do programa, o Ministério da Cidadania garante assessoria técnica, planos de negócios, software de gestão, site e aplicativo, além de cursos na modalidade a distância. Os temas das qualificações envolvem direção defensiva, prevenção ao uso de drogas, atendimento ao cliente, o mercado do transporte rodoviário de cargas e a gestão de cooperativas. O objetivo é formar e qualificar o caminhoneiro autônomo.


O Roda Bem Caminhoneiro veio em uma hora espetacular. Ajuda os caminhoneiros a se unirem em cooperativas, a fazer compras coletivas de pneus, parcerias com empresas, negociar fretes com valores mais altos e fazer a compra direta do combustível e tantos outros benefícios aos nossos caminhoneiros”, conta o presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos do Brasil (Brascoop), Juliano Paiva.