top of page
Buscar

Chile é o primeiro país da América Latina a receber caminhões elétricos Mercedes-Benz e Fuso

Blog do Caminhoneiro | 13/09/2023

Destaques da Daimler Truck no Salão IAA Transportation 2022, realizado em setembro do ano passado em Hannover, na Alemanha, os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e FUSO Next Generation eCanter acabam de chegar à América Latina. O Chile é primeiro país da região a receber esses veículos totalmente elétricos à bateria, o que reafirma o compromisso global da Companhia com a eletromobilidade e com a descarbonização no transporte de cargas.


Três modelos do caminhão leve Next Generation eCanter estão disponíveis para o mercado chileno, com PBT (peso bruto total) legal de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. Já o pesado elétrico Mercedes-Benz será oferecido nas versões eActros 300 4×2 para 19 toneladas de PBT e eActros 400 6×2 para 27 toneladas.

Esses caminhões acabam de ser lançados no dia 17 de agosto na capital Santiago para clientes, autoridades, parceiros e imprensa. O evento foi organizado pela Comercial Kaufmann, representante das marcas da Daimler Truck no Chile, com apoio do Centro Regional Daimler América Latina.

Além da exposição dos novos caminhões elétricos, o evento contou com cinco células temáticas, a fim de aprofundar informações e conhecimento acerca do ePowertrain, Segurança do Veículo e da Alta Voltagem, Carregamento das Baterias, eConsulting e Veículos. Esta iniciativa reforça o conceito de que as marcas de caminhões da Daimler Truck possuem tecnologia, experiência e competência global e local para gerar soluções eficientes, rentáveis e sustentáveis.


Portfolio completo da Daimler Truck para eletromobilidade


“Este é mais um passo marcante e fundamental para a expansão da eletromobilidade em veículos comerciais das marcas da Daimler Truck na nossa região”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Demos o primeiro passo, no ano passado, com o chassi de ônibus elétrico urbano à bateria, o eO500U, desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Estes produtos chegarão ao mercado juntamente com consultoria especializada e o nosso alto padrão de qualidade de peças e serviços. Queremos oferecer total apoio aos clientes e parceiros nessa fase de transição do diesel para os elétricos”.

“Com zero emissões locais de CO2, os caminhões elétricos eActros e eCanter chegam à América Latina pouco após o seu lançamento mundial. O Chile é um mercado prioritário e saímos na frente ao lançar simultaneamente caminhões leves e pesados da Fuso e Mercedes-Benz, além de nosso chassi para ônibus eO500U, que brevemente se juntará ao portfólio de veículos elétricos no Chile. Ainda em 2023, teremos mais lançamentos no segmento de caminhões ampliando ainda mais a gama de veículos elétricos disponíveis no Chile”, destaca Jens Burger.


O primeiro caminhão elétrico japonês na América Latina


“Nosso total compromisso com os clientes ganha evidência no eCanter, primeiro caminhão elétrico japonês a chegar à América Latina, oferecendo eficiência, confiabilidade e segurança da consagrada marca FUSO”, diz Otto Schmitt, gerente sênior do Centro Regional Latina Caminhões. “Dez unidades estão sendo produzidas no Japão para uso em testes com clientes e em demonstrações”.

Recentemente, a Daimler Truck levou um grupo de clientes chilenos para uma experiência exclusiva com a marca FUSO em Portugal. Os participantes puderam explorar os avançados recursos e tecnologias do Next Generation eCanter, vislumbrando o futuro dos caminhões elétricos.


Expectativa muito positiva com a chegada dos caminhões elétricos


“Estamos muito animados aqui em Las Parcelas, onde fica nosso centro de eletromobilidade. Já temos sete carregadores para testar esses produtos e compará-los com a concorrência. Já contamos com mais de vinte carregadores em nossa rede de filiais em todo o Chile. Portanto, estamos prontos para a eletromobilidade e esperamos ter muito sucesso em impulsioná-la hoje no Chile e, com sorte, em todos os mercados do grupo amanhã”, afirma Alexander Kohler, diretor geral da Kaufmann.


“Para o mercado Chileno a relação do custo da energia elétrica em comparação com o diesel permite um custo operacional interessante para o cliente. Com o FUSO eCanter, por exemplo, oferecenos um valor atraente, com baixos requisitos de manutenção e custos operacionais de vida útil reduzidos. Além disso, atinge um segmento muito interessante e procurado por nossos clientes, que é o de 6.5 a 8.55 toneladas de PBT em operações de distribuição a curta e a média distância. Temos certeza que sua chegada ao nosso mercado abrirá um precedente”, afirmou Andrés Mann, gerente comercial de Caminhões da Comercial Kaufmann.

Comments


bottom of page