Colaboração e investimentos são as chaves para o futuro
- Fenatac Comunicação
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
Atualizado em: 19 de março de 2025 às 8:26
Júnior Batista

Durante a abertura do Santos Export, líderes do setor de infraestrutura destacaram a união entre as entidades
Durante a sessão solene do fórum Santos Export, representantes de diferentes instituições do setor público destacaram a necessidade de união para o desenvolvimento da infraestrutura portuária no país, em especial no Porto de Santos (SP).
O diretor do Departamento de Logística e Transporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tiago Toledo, destacou a importância de ter bons projetos, uma institucionalidade sólida e a capacidade de financiamento para garantir o sucesso a longo prazo dos investimentos em infraestrutura.
Ele falou sobre a atuação do banco na viabilização de investimentos, ressaltando a necessidade de mobilizar recursos tanto do setor privado quanto do público. “A palavra chave aqui como banco é viabilização de investimento e a gente vem atuando para mobilizar recursos privados nacionais e internacionais. Isso é fundamental para garantir que o ciclo de investimentos continue nos próximos anos”, afirmou Toledo, ressaltando a importância de planejar e garantir uma base robusta para os projetos de infraestrutura.
O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, ressaltou a institucionalidade durante sua fala, abordando como os órgãos precisam agir de forma transparente e colaborativa. Ele defendeu que não é mais possível ignorar os desafios existentes e a necessidade de buscar soluções para melhorar o acesso aos pontos logísticos. “As instituições são um aglomerado de pessoas. Não dá pra colocar a sujeira debaixo do tapete e fingir que está tudo bem. Temos que discutir, construir soluções juntos”, afirmou Queiroz. Ele também mencionou as mudanças nas práticas do Tribunal de Contas da União (TCU), que agora busca soluções colaborativas para melhorar a modelagem de projetos.
Por fim, o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, afirmou que o Porto de Santos é estratégico para o comércio exterior brasileiro e para a economia nacional.
Ele anunciou que, ainda neste mês, a Infra S.A. realizará reuniões em todo o Brasil para discutir o plano nacional de logística com os diversos entes da federação. “Infraestrutura é o que move o país. A infraestrutura é fundamental para o crescimento do Brasil”, concluiu Bastos.
Комментарии