top of page
Buscar

Como evitar prejuízos no transporte de cargas do agronegócio

Necessidade de uma logística extremamente rigorosa torna esse desafio cada vez maior.


Por Agrolink

30/11/2021


Foto: Divulgação


A segurança e a eficiência no transporte de produtos agropecuários é uma grande preocupação do segmento. Afinal, a malha rodoviária brasileira é extensa e possui diversos gargalos. Somado a isso, a necessidade de uma logística extremamente rigorosa torna esse desafio cada vez maior. Além das grandes distâncias a serem percorridas, ainda existe a questão de roubos e furtos de cargas, bem como acidentes; os prazos das operações também são um ponto que exigem mais tecnologia e segurança nos processos.


Nesse cenário, o gerenciamento de riscos é fundamental para o agronegócio, pois previne e mitiga sinistros (roubos, furtos e acidentes), por meio de tecnologia e planos avançados, que avaliam todos os problemas a serem encontrados e, dessa forma, traz soluções para evita-los.


Porém, além da tecnologia, que é primordial, transportadores e embarcadores, que atuam no agronegócio, precisam ficar atentos a alguns pontos, que, podem colocar sua operação em risco. Confira as dicas que a Buonny, gerenciadora de riscos, que atua fortemente no segmento, com crescimento expressivo na região Centro-Oeste do país, traz para o mercado.


Realize manutenções preventivas na frota


Veículos utilizados constantemente sofrem muitos desgastes. Por isso, é recomendado realizar uma vistoria antes do início de cada viagem para checar, principalmente, níveis de óleo e combustível, itens de segurança e sistemas de sinalização.


Treinamentos periódicos


É importante abordar temas como direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes, entre outros, com o objetivo de sensibilizá-los a respeito de aspectos importantes de seu trabalho, especialmente para saúde e segurança.


Tecnologia a favor


A tecnologia no monitoramento de cargas agropecuárias é fundamental se o objetivo é garantir a segurança das viagens. Com equipamentos tecnológicos, é possível acompanhar a carga em tempo real, delimitar a rota, controlar sensores, entre outros pontos.


Prefira transporte diurno, sempre que possível


Priorize as viagens durante o dia. Além de diminuir os riscos para o transporte, os motoristas trabalham descansados e têm melhor visibilidade para dirigir.


Tenha programa de Gerenciamento de Riscos


O PGR é uma estratégia para prevenir e reduzir os riscos que envolvem operações de transporte e logística. No plano, é realizado mapeamento para planejar as ações para aperfeiçoar as medidas de segurança das empresas.


“A prevenção e a tecnologia são fundamentais para quem atua em transporte e logística, dentro do agronegócio. Dessa maneira, transportadoras e embarcadores podem atuar com eficiência e, principalmente, segurança para motoristas e cargas”, completa Eliel Fernandes, CEO da Buonny.

bottom of page