top of page
Buscar

Conheça os vencedores da 12ª edição do Rodeio de Caminhões

POR IMPRENSA | JUN 27, 2023 | EVENTOS, NOTÍCIAS, OUTROS

Promovida pela Raízen, a grande final da competição foi realizada nesse sábado, em Touros (RN), e utilizou o simulador de direção do SEST SENAT

Foi realizada, nesse sábado (24), em Touros (RN), a grande final da 12ª edição do Rodeio de Caminhões, promovida pela Raízen (empresa licenciada da Shell), em parceria com o SEST SENAT. Em formato de competição, o Rodeio reuniu os 50 melhores motoristas das etapas regionais.

O objetivo é incentivar e promover as melhores práticas de segurança viária entre os condutores de caminhão que transportam para a empresa em todo o país. Busca, também, a educação e a valorização dos profissionais com destacada performance em segurança durante o ano. As provas finais foram realizadas no simulador de direção do SEST SENAT.

Nesta edição, o grande vencedor foi César Antônio do Nascimento, da Transportadora Veronese (SP), que levou para casa R$ 75 mil. “Vencer o Rodeio de Caminhões é a prova de que treinamentos técnicos e um lado mental forte fazem toda diferença na hora da direção”, disse. César destacou o grau de dificuldade das provas no simulador. “Ele nos coloca em situações reais e em dificuldades parecidas com a vida nas estradas, em cenários iguais ao das rodovias, como chuva, trânsito pesado, curvas sinuosas e pedestres”, finalizou.

O segundo colocado foi Marcel da Silva, da Transportadora Cita, que levou para casa uma moto de 250 cilindradas. Já o terceiro colocado, Felipe Damasceno, da Transportador Lima, saiu com uma televisão e um home theater.

O diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, declarou que ser parceiro do Rodeio de Caminhões é motivo de orgulho. “É muito importante fazer parte de um projeto como esse, que traz competidores que não tiveram nenhum acidente nas operações de transporte de combustíveis é gratificante para o SEST SENAT. Ter nosso simulador na grande final mostra o grau de dificuldade e técnica que o equipamento exige e sua aproximação com o cotidiano das estradas.”

O diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez, afirmou que a companhia, com essa iniciativa, pretende alcançar a meta de zero acidente de forma permanente. “Temos cerca de 4 mil motoristas realizando o transporte diário de nossos produtos de uma forma exemplar, evitando acidentes e preservando vidas. Temos orgulho em realizar um evento como este para valorizar a atuação destes profissionais e premiar as boas práticas de segurança”, concluiu.

Como funciona o Rodeio

O Rodeio de Caminhões seleciona cinco mil profissionais que fazem parte das operações de transporte de combustíveis da Raízen. Desses, 200 escolhidos competem nas quatro etapas regionais, representando cerca de 40 transportadoras parceiras da Raízen.

A edição 2023 começou nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Curitiba (PR). Na sequência, foi a vez do Sudeste receber duas etapas eliminatórias: a primeira nos dias 3 e 4 de março, em Americana (SP), e a segunda, nos dias 17 e 18 de março, em Porto Ferreira (SP). A terceira eliminatória aconteceu em Camaçari (BA), nos dias 14 e 15 de abril.

Nas etapas regionais, os motoristas dos caminhões-tanque a serviço da Raízen participam de uma rotina de cinco testes de precisão de manobras, em um tempo máximo de 7 minutos: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada.

Eles também são avaliados em testes teóricos sobre rotinas operacionais seguras. Nas etapas regionais, se classificam os três melhores motoristas em cada uma delas, que participam da final. Na última etapa, 50 competidores disputam os prêmios no simulador de direção do SEST SENAT, em um circuito parametrizado preparado especialmente pela Raízen.

コメント


bottom of page