Consórcio K&G vence leilão da Rota da Celulose e deve investir R$ 10 bi
- Fenatac Comunicação
- 9 de mai.
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Por Portal Be News
8 de maio de 2025 às 16:25
Júnior Batista

Leilão ocorreu nesta quinta-feira (8), na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo
O leilão da concessão da chamada Rota da Celulose — um dos maiores projetos rodoviários do país em extensão e aporte financeiro — foi vencido nesta quinta-feira (8) pelo Consórcio K&G Rota da Celulose, formado pelas empresas K-infra Concessões e Galápagos Participações. A disputa foi realizada na sede da B3, em São Paulo, e definiu como critério o maior desconto sobre a tarifa-teto de pedágio.
A proposta vencedora ofereceu 9% de abatimento em relação à tarifa máxima, o que obrigará o consórcio a aportar R$ 217,3 milhões como contrapartida ao percentual ofertado. O grupo superou outros três concorrentes: Rotas do Brasil S.A. (5% de desconto), Consórcio Caminhos da Celulose (8%) e BTG Pactual (4%).
A K-Infra, que já opera a Rodovia do Aço (BR-393), assume agora a gestão de um total de 870,3 quilômetros de rodovias federais e estaduais em Mato Grosso do Sul. O traçado inclui trechos da BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395, conectando importantes polos de produção agrícola e industrial, com destaque para o setor de celulose.
A concessão terá vigência de 30 anos e prevê investimentos de aproximadamente R$ 10,1 bilhões, com foco em obras de ampliação, duplicação e melhorias na malha rodoviária. Segundo o projeto, os principais aportes estão concentrados nos primeiros oito anos, visando acelerar a entrega de melhorias para os usuários.
Essa foi a segunda tentativa de leiloar o trecho. A primeira, realizada em dezembro de 2024, fracassou por falta de interessados. Para tornar o projeto mais atrativo, o governo federal revisou os estudos, ampliou a taxa de retorno e reformulou o modelo de cobrança, adotando o sistema de pedágio eletrônico free flow, sem praças físicas de cobrança.
Sistema moderno e isenções
A nova concessão contará com 12 pórticos de pedágio em pontos estratégicos, como Três Lagoas, Água Clara, Campo Grande, Bataguassu e Nova Andradina. O modelo free flow permitirá o pagamento automático por meio de tags eletrônicas, com desconto adicional de 5% para os motoristas que utilizarem essa tecnologia. Motos estarão isentas da cobrança, assim como viaturas do governo estadual, da Polícia Militar, da PRF, ambulâncias e veículos de carga com eixos suspensos.
Ampliação e segurança
Entre as melhorias previstas estão: 115 km de duplicações; 457 km de acostamentos (passando a 100% da malha); 245 km de terceiras faixas; 12 km de marginais; 38 km de contornos urbanos; 62 dispositivos em nível e 4 em desnível; 22 passagens de fauna e 20 alargamentos de pontes; 3.780 m² de obras de arte especiais.
Para garantir maior segurança e eficiência, a nova concessionária atuará com 13 guinchos mecânicos, 13 ambulâncias, cinco caminhões-pipa, cinco caminhões adaptados para remoção de animais e desobstrução de pistas, além de 13 postos de atendimento ao usuário e três Postos de Parada e Descanso (PPDs) ao longo das BRs 262 e 267 e da MS-040.
Os PPDs terão estrutura adequada para caminhoneiros e profissionais do transporte de passageiros realizarem pausas seguras para refeições, higiene e descanso — medida que deve contribuir para a redução da fadiga, prevenção de acidentes e melhoria da qualidade de vida nas estradas.
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