top of page
Buscar

Câmara dos Deputados sediará seminário inédito sobre o transporte de cargas

Evento que acontecerá neste mês em Brasília representará um marco histórico nas relações entre o setor privado e o estado


Por NTC&Logística

22/10/2021


Foto: NTC&Logística


Mudanças no mercado de trabalho serão pautas do I Seminário Trabalhista do Transporte de Cargas, em 25 de outubro, a partir das 14h, em Brasília. Organizado pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) com o apoio da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, o evento terá a participação de juízes federais e de representantes do setor para debater temas relacionados ao emprego no Brasil.


O encontro terá a participação do deputado federal Paulo Vicente Caleffi, da juíza do trabalho do Tribunal Regional Federal (TRT) da 2ª Região, Thereza Christina Nahas, e do juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Marlos Augusto Malek, este um dos responsáveis pela criação do projeto inicial da Reforma Trabalhista, aprovada em 201, pelo ex-presidente da República Michel Temer.


Na função de representar as empresas e os trabalhadores do transporte de cargas, estarão presentes o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, o presidente interino da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL) e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Jaime Bueno Aguiar.


O seminário atende ao requerimento nº 104/2021 do deputado Caleffi e simboliza o fortalecimento da relação entre a associação e o governo federal. Essa aproximação é resultado do trabalho realizado pelas entidades nacionais do transporte de cargas para transmitir, desde a criação do primeiro projeto da reforma, em 2016, as solicitações e as perspectivas dos transportadores a respeito do tema.


Presença nas principais audiências públicas sobre a questão trabalhista no Brasil, durante esse período, o assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figuerôa Junior, participará da palestra sobre a regulamentação do trabalho remoto no 2º painel do evento, programado para acontecer das 16h até as 17h30.


A pandemia forçou a adaptação do mercado a novas formas de realização do trabalho para evitar a disseminação do vírus. Contudo, mesmo com o retorno gradual às atividades presenciais, algumas empresas ainda mantêm o serviço remoto, e a tendência é que novas formas de contratação existam por consequência dessa realidade.


Regulá-las, considerando os detalhes que envolvem o direito trabalhista, ainda é um assunto o qual os gestores e juristas estão estudando e encontrando maneiras de facilitar. No caso das transportadoras, devido à participação delas em tudo o que chega às mãos dos brasileiros, solucionar esses questionamentos significa um interesse, por parte dos agentes públicos e políticos, em preservar os empregos de milhões de brasileiros.


“Com certeza este será mais um grande evento para contribuir com pautas relevantes do transporte de cargas”, destacou o presidente Pelucio. Os acontecimentos serão transmitidos ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube e pelo portal e-Democracia.


PROGRAMAÇÃO TEMPORÁRIA

CONVIDADOS


Paulo Vicente Caleffi: deputado federal filiado ao Partido Social Democrático (PSD)

Vander Francisco Costa: presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT)

Francisco Pelucio: presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística)

Marlos Augusto Melek: juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região (PR)

Thereza Christina Nahas: juíza do trabalho do TRT/2ª Região

Raquel Guindani Caleffi: assessora jurídica da Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (FETRANSUL)

Narciso Figueirôa Junior: assessor jurídico da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística)

Eduardo Lírio Guterra: presidente interino da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL)

Jaime Bueno Aguiar: presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT)


Das 14h20 às 16h – 1º painel


Tema: as novas modalidades de contratação

Presidente da Mesa: deputado Paulo Vicente Caleffi

Palestrante: Marlos Augusto Melek

Palestrante: Eduardo Lírio Guterra

Palestrante: Raquel Guindani Caleffi


Das 16h às 17h30 – 2º painel


Tema: regulamentação do teletrabalho

Presidente da Mesa: deputado Paulo Vicente Caleffi

Palestrante: Thereza Christina Nahas

Palestrante: Jaime Bueno Aguiar

Palestrante: Narciso Figueirôa Junior


Encerramento: Das 17h30 às 18h

---

Serviço

Local: Plenário 12 do Anexo II da Câmara dos Deputados

Data: 25/10/2021

Horário: das 14 às 18h

bottom of page