top of page
Buscar

Detran-MA disponibiliza transferência de propriedade de veículo de forma digital

Serviço é destinado aos proprietários de veículos de categoria particular e também abrange concessionárias e revendedoras de veículos.

Por Portal do Trânsito e Mobilidade

Por Assessoria de Imprensa Publicado 29/10/2024 às 18h00


O serviço reduz significativamente filas e tempo de espera, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente. Foto: Boytaro1428 para Depositphotos


Para oferecer mais agilidade, praticidade e segurança aos usuários, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) implementou uma nova iniciativa destinada aos proprietários de veículos de categoria particular e que também abrange concessionárias e revendedoras de veículos: a Transferência de Propriedade de forma totalmente digital. Agora, o processo acontece de forma online, facilitando o dia a dia dos cidadãos.

Com a regulamentação estabelecida pela Portaria nº 779 do Detran-MA, de 13 de agosto de 2024, o serviço reduz significativamente filas e tempo de espera, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente. O processo está disponível para veículos que atendam às exigências da Portaria, garantindo uma transação segura, prática e transparente.

De acordo com o diretor-geral, Diego Rolim, a nova ferramenta digital faz parte do compromisso da instituição em modernizar os serviços do órgão e garantir mais comodidade à população.

“Estamos constantemente buscando formas de facilitar a vida dos usuários e a digitalização desse serviço para veículos de categoria particular é mais um passo nesse sentido. Essa inovação é fundamental para proporcionar agilidade e desburocratização aos serviços do Detran Maranhão”, afirmou.

Como acessar


Para realizar a Transferência de Propriedade de um veículo de forma digital, o primeiro passo é a realização da vistoria do veículo. Após aprovação, o usuário deve acessar o site do Detran-MA. No portal, é necessário clicar no banner referente ao “1º Emplacamento/Transferência de Veículo” e selecionar a opção “Transferência de Propriedade”. O usuário deve fazer login com seu CPF e validar sua identidade por meio de reconhecimento facial no site Emplacamento Digital.

Após isso, deve clicar em “Transferência de Propriedade” e o procedimento será iniciado ao escolher a opção “Iniciar Transferência”. Em seguida, deve-se escanear o QR Code do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e cadastrar o veículo no sistema.

Na etapa seguinte, é preciso inserir os dados do comprador e aguardar a geração automática da Intenção de Venda.

Não se esqueça de validar os dados do comprador, pois em caso de cancelamento, haverá cobrança de taxas adicionais. Na sequência, o vendedor e o comprador precisam assinar digitalmente o documento no sistema para validar a transferência. Depois, se a troca da placa for obrigatória ou opcionalmente escolhida, o comprador deverá selecionar uma estampadora e prosseguir para a etapa de pagamento das taxas. Caso contrário, poderá pular essa etapa.

Na etapa de pagamento das taxas, o usuário tem a opção de realizar o pagamento por meio do Pix, que oferece compensação rápida, ou por boleto bancário, que, de acordo com as normas do Banco Central, a compensação pode levar até 72 horas. Após essa etapa, o processo segue para uma auditoria automática. Se não houver necessidade de alteração da placa do veículo, a emissão do CRLV-e ocorrerá automaticamente. Caso a alteração da placa seja necessária, o comprador deverá se dirigir à estampadora escolhida, que ficará encarregada da instalação e finalização do processo. Após a conclusão dessas etapas, o CRLV-e estará disponível no site do Detran-MA. Para mais informações sobre o serviço de Transferência de Propriedade Digital oferecido pelo Detran-MA, clique aqui.


Kommentare


bottom of page