top of page
Buscar

Dicas de quem entende para o Centro-Oeste Export

BE NEWS | 11 de maio de 2024 às 20:00


O advogado Getúlio Faria, Presidente da Câmara de Comércio Exterior da ACIEG - Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, está envolvido na programação do Centro-Oeste Export e acredita que as discussões tratadas no encontro contribuirão muito para o avanço das questões ainda pendentes do modal logístico. Foto: Divulgação


O advogado Getúlio Faria, Presidente da Câmara de Comércio Exterior da ACIEG – Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, está envolvido na programação do Centro-Oeste Export e acredita que as discussões tratadas no encontro contribuirão muito para o avanço das questões ainda pendentes do modal logístico. “A programação está bem completa, bem organizada, reunir as lideranças dessa região vai ajudar na discussão dos principais gargalos da área. Sabemos que as ações demandam tempo, mas percebemos que o debate está bem amadurecido e focado em dados reais”.

Para ele, o momento é importante, com uma série de pautas relevantes que serão discutidas. “Serão discutidos temas da infraestrutura e logística, como exemplo a operacionalização efetiva da Ferrovia Norte Sul. Em relação ao Porto de Santos já estamos mais adiantados, mas em relação à Ferrovia Norte Sul, ligando o Centro-Oeste ao Porto de Itaqui ainda existem arranjos para serem trabalhados, para que a ferrovia efetivamente entre em operação e traga oportunidades de desenvolvimento para os estados abrangidos por ela”.

CEO da Expert Brasil Soluções Corporativas e sócio-diretor da Getúlio Faria Advocacia Especializada, o executivo consegue equilibrar as duas pontas: “Tenho 23 anos de experiência na advocacia, mas a empresa é uma aposta importante, ela apresenta várias soluções de negócios para nossos clientes nas áreas de exportação e importação, migração para o mercado livre de energia para reduzir custos, reestruturação societária, planejamento,  recuperação de créditos e área tributária, com equipes especializadas, além de realizarmos a adequação das empresas à sistemática ESG”.

Há alguns meses Getúlio Faria está focado em um grande projeto que está à frente, como presidente-executivo: a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX),  promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás. O evento será realizado em Goiânia-GO, no Centro de Convenções Goiânia (Setor Central), no período de 27 a 29 de agosto. O Brasil Export entrou como parceiro institucional e o Porto do Açu (Prumo Logística) será um dos patrocinadores da feira.

“É feira multissetorial que vai abranger sete estados (Goiás, Tocantins, Maranhão, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Tocantins), com a participação de governos e estandes regionais ligados ao agro, logística, tecnologia, energia, serviços e meio ambiente”, ele conta. Além do apoio da ApexBrasil, MDIC e Governo Federal, comenta a sobre as oportunidades de negócios para a região: “A FICOMEX vai reunir em um mesmo ecossistema de negócios vários players de diversos setores. Estávamos carentes de um grande evento como esse na região Centro-Norte do Brasil. Além das palestras e eventos, assim como um fórum de discussão de políticas públicas, a FICOMEX tem como foco principal a geração de negócios através da exposição de produtos e serviços de empresas de todo o Brasil e de vários países”.

Na atuação com a área de Comércio Exterior da ACIEG, Getúlio revela os planos de missões internacionais da Comex-Acieg: “Teremos, ainda esse ano, missões internacionais para três grandes feiras. A primeira será a Feira de Recursos Humanos em Las Vegas, no final de setembro; em novembro organizamos a comitiva para a Smart City Barcelona, a maior feira de cidades inteligentes do mundo; e, em seguida, ainda em novembro, teremos a Missão Web Summit Lisboa 2024, ligada a negócios, tecnologia e inovação, conectando startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal que figura entre os melhores da Europa.

Getúlio nasceu em Itumbiara, no Sul do Estado, mas morava em Cachoeira Dourada. Ele se formou em Uberaba, está em Goiânia desde 2001 e acredita que participantes do Centro-Oeste Export vão gostar de Goiânia: “É uma cidade conhecida por sua gastronomia, bons restaurantes e pelo aspecto regional. Temos atrativos culturais, shoppings, bons restaurantes, passeios em cidades próximas e a hospitalidade do povo goiano”.

Entre suas sugestões de restaurantes está o tradicional Chão Nativo, de culinária regional e onde se prepara o famoso frango com pequi, a Churrascaria Favo de Mel, o Black Sushi e a variedade de restaurantes conhecidos que ficam no Shopping Flamboyant, como o Pobre Juan, Coco Bambu e o Kabanas. Getúlio diz que goiano gosta muito de churrascarias e há muitas opções. Ele diz sua especialidade é preparar um bom churrasco.

Como passeios indica uma visita ao Planetário da Universidade Federal de Goiânia e, para quem tiver tempo, um passeio até Pirenópolis, famosa por suas cachoeiras e belezas naturais, Caldas Novas e Rio Quente.

Commentaires


bottom of page