Buscar

Em Goiânia, CNI celebra 70 anos da Fieg e condecora Vanderlan e Carlos Alberto de Oliveira Andrade

Capital recebe na semana que vem cúpula da Confederação Nacional da Indústria para reunião em que homenageia personalidades da indústria goiana com outorga do Mérito Industrial


Por Jornal Hora Extra

27/09/2021


Foto: Jornal Hora Extra


No ponto mais alto das comemorações dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a indústria goiana torna-se, dias 27 e 28 de setembro, o centro das atenções do Sistema Indústria no País, com a realização, em Goiânia, de reunião da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para debater assuntos de interesse do segmento, a exemplo da Reforma Tributária, antiga agenda do setor produtivo, entre outros.


Com presença na capital goiana dos representantes de grande parte do PIB nacional, entre eles o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a entidade fará a tradicional outorga da Ordem do Mérito Industrial, maior honraria da indústria nacional. Desde a sua criação, em 1958, já foram homenageadas diversas personalidades e instituições que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da indústria brasileira e, consequentemente, deixaram sua marca na história do País.


Desta vez, serão condecorados o empresário e senador Vanderlan Cardoso e, em homenagem in memoriam, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e presidente do conselho da Caoa Montadora, que morreu em agosto, aos 77 anos. Goiano de Iporá, com atuação no ramo de alimentos e bebidas, Vanderlan é proprietário e fundador do Grupo Cicopal, com sede em Senador Canedo, onde foi prefeito, e com fábricas também no Pará e na Bahia. Paraibano, Carlos Alberto foi médico e um empreendedor importante para a economia do Brasil e de Goiás, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como Ford, Hyundai, Caoa Chery e Subaru, tornando-se referência para a indústria automobilística brasileira.


“A presença em peso de todo o Sistema Indústria brasileiro em Goiânia neste momento de comemoração dos 70 anos da Fieg evidencia a força do setor produtivo goiano, sempre referência nacional, seja pelos diversos serviços de nossa federação, seja pelo suporte que as instituições Sesi, Senai e IEL oferecem às empresas, nossas mantenedoras, acionistas, por meio da educação básica e profissional, promoção de estágio, difusão de tecnologia e inovação, saúde e segurança do trabalho, entre outras áreas”, afirma o presidente da Fieg, Sandro Mabel.


Ele destaca ainda a importância da outorga da Ordem do Mérito da CNI aos empresários Vanderlan Cardoso e Carlos Alberto de Oliveira Andrade, ambos com forte atuação em seus respectivos segmentos em Goiás e no País. “Trata-se de justa homenagem a dois grandes valores de nossa indústria, com trajetória pessoal e profissional de grande valor e merecedora de reconhecimento”, salienta.


O evento começa na segunda-feira (27/09), às 11 horas, com visita dos participantes à Casa da Indústria, sede da Fieg, no Setor Vila Nova. Em seguida, às 14 horas, os presidentes e representantes de federações de indústrias de todo o País dirigem-se ao complexo de Unidades do Sesi e Senai Vila Canaã e ao Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, onde terão uma mostra dos trabalhos do Sistema Indústria em Goiás. À noite, às 19 horas, haverá a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Industrial, no auditório do Órion Business & Health Complex. Na oportunidade, Robson Braga de Andrade será homenageado com a concessão, pela Assembleia Legislativa de Goiás, do título de Cidadão Goiano, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel. Na terça-feira, a CNI abre sua reunião extraordinária, no mesmo local.