
A segurança dos usuários das rodovias, em grande parte, se faz pelos próprios motoristas. Atenção, prevenção e cuidado precisam fazer parte do dia a dia nas estradas. Mas, em algumas situações, falhas humanas podem acontecer, e elementos nas estradas são instalados para minimizar os danos e aumentar as chances dos motoristas e passageiros saírem ilesos.
No transporte rodoviário de cargas, um dos acidentes com maior taxa de óbitos e ferimentos graves é o tombamento, que acontece quase sempre sem outro veículo envolvido. Garantir que um caminhão carregado não saia da estrada e tombe é uma tarefa difícil, mas uma empresa do norte da Europa parece ter criado uma solução.
A Nordic Road Safety, da Suécia, desenvolve diversos tipos de defensas metálicas, sendo o modelo R H4B o mais robusto.
Recentemente, a empresa realizou uma série de testes, com veículos colidindo com vários modelos de barreiras. Automóveis, ônibus e uma carreta carregada acertaram as estruturas, que conseguiram evitar que os acidentes se tornassem mais graves, com saídas de pista e tombamentos.
No caso do caminhão, a estrutura utiliza elementos tubulares, pilares reforçados e defensas metálicas convencionais, com altura de 1,5 metro. A 65 km/h, o caminhão atingiu a barreira em diagonal, como se o motorista tivesse saído em uma curva.
Mesmo com o caminhão em alta velocidade e com a carga de lastro, a estrutura suportou o impacto e evitou o tombamento.
Apesar de serem excelentes, essas estruturas são bem caras em comparação com as defensas metálicas tradicionais, e a adoção ainda ocorre em pequenos trechos, especialmente nos países mais desenvolvidos. Mas poderiam evitar muitas mortes em outras regiões, como aqui no Brasil.
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