Buscar

Equipes realizam teste para verificar funcionamento de radares em Araguaína

Fonte: G1

27/01/2022


Fonte da Imagem: Banco de Imagens Pixabay



Equipes da Agência de Metrologia do Tocantins realizam, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a verificação periódica de três radares na cidade de Araguaína, norte do Tocantins.


Os testes serão feitos nos seguintes locais:

  • Avenida Perimetral Oeste - quadra 04, lote 01, no setor Universitário (no sentido norte e sul);

  • Avenida Santos Dumont - Nº 1415, no setor Aeroporto (no sentido leste);

  • Avenida Cônego João Lima - Nº 1055, Vila Rosário (no sentido noroeste).


Em todas as vias a serem aferidas, a velocidade regulamentada é de 50 km/h. São dois radares novos, com a verificação inicial e um radar com a verificação eventual.


A verificação atende a um regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, o qual obriga a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.


O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores em conformidade com a velocidade permitida nas vias e rodovias, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado Inmetro.


Como são feitos os testes


Para aferir os radares, um veículo oficial Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média cinco vezes, com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo.


De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.


No caso de radar novo, o teste é ampliado por dez vezes.


Em caso de reprovação, os radares não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias. Posteriormente, é necessária nova vistoria para identificar a correção do erro e se o radar está dentro dos parâmetros de aprovação.