top of page

Espírito Santo lança fundo de R$ 500 milhões para descarbonização

Por Portal Be News

Atualizado em: 19 de maio de 2025 às 0:55

Da Redação


O Fundo de Descarbonização com meio bilhão de reais é para financiar a transição energética no Espírito Santo. Algo inédito entre os estados brasileiros, destacou Casagrande
O Fundo de Descarbonização com meio bilhão de reais é para financiar a transição energética no Espírito Santo. Algo inédito entre os estados brasileiros, destacou Casagrande

Governador do estado apresentou em Nova York um novo mecanismo de financiamento com recursos do Fundo Soberano


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou em Nova York a criação do Fundo de Descarbonização do Estado, iniciativa inédita entre os governos estaduais brasileiros. O lançamento foi feito durante o Brazilian Regional Markets, evento promovido pela Apex Partners. Com aporte inicial de R$ 500 milhões provenientes do Fundo Soberano capixaba, o novo mecanismo tem como objetivo financiar a transição energética e acelerar a redução das emissões de gases de efeito estufa no território estadual.

O fundo será estruturado como um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e terá foco exclusivo em projetos voltados à descarbonização da economia. Os recursos serão direcionados a empresas que atuam em áreas como energias renováveis, eficiência energética, biocombustíveis, eletrificação industrial, reflorestamento e agricultura regenerativa, entre outras soluções sustentáveis.

“O Fundo de Descarbonização com meio bilhão de reais é para financiar a transição energética no Espírito Santo. Algo inédito entre os estados brasileiros. O recurso é do nosso Fundo Soberano, que também é único no Brasil”, destacou Casagrande durante o evento.

A iniciativa está alinhada ao Plano Estadual de Descarbonização, que prevê a redução de 27% das emissões até 2030 e a neutralidade de carbono até 2050. Para garantir a governança e a qualidade da gestão, o governo abriu uma chamada pública para selecionar a empresa que irá estruturar e administrar o fundo.

As propostas devem ser enviadas pelo site do Bandes até o dia 4 de junho. As empresas pré-selecionadas farão apresentações presenciais em Vitória, no dia 28 de julho, e o resultado final será divulgado até 1º de agosto. A fase seguinte será dedicada à análise gerencial e jurídica (due diligence), conduzida pelo próprio Bandes ou por consultoria especializada.

“O lançamento do edital é um passo extremamente importante neste momento. Instituições de fomento e grandes empresas só investem no projeto após analisarem com profundidade a gestora que conduzirá o fundo. Por isso, é preciso que tudo esteja de acordo para que os projetos de descarbonização saiam do papel, com uma oferta relevante de capital a juros acessíveis”, explicou o governador.

A expectativa do governo capixaba é que o novo fundo já esteja em operação em novembro, quando será realizada a COP30, no Brasil.

Comments


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page