top of page
Buscar

Especialista destaca a importância da avaliação psicológica na renovação da CNH

Especialistas afirmam que a mudança no processo de renovação da CNH poderá ser muito positiva para a saúde mental dos condutores brasileiros.

Por Mariana Czerwonka Publicado 13/06/2024 às 08h00

Tornar a avaliação psicológica obrigatória em todas as vezes que houver a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso é o que prevê o Projeto de Lei 4111/2023 já aprovado no Senado Federal e que agora está sob análise da Comissão de Viação e Transporte e da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Depois de passar pelas comissões, o plenário da Câmara deve votar o projeto.

Apesar da polêmica envolvida no PL, especialistas da área são unânimes em afirmar que a mudança no processo de renovação da CNH poderá ser muito positiva para a saúde mental dos condutores brasileiros. E esse foi um dos temas do Programa Transit Talk com o Dr. Alysson Coimbra, médico do tráfego e coordenador nacional da Mobilização de Médicos e Psicólogos Especialistas em Tráfego, como você pode ver na íntegra acima.

De acordo com o médico, há pouco tempo passamos pelo pior momento recente da humanidade, que foi a Covid e com o confinamento que ocorreu à época, houve uma explosão de doenças relacionadas à saúde mental e psicológica.

“O Brasil hoje é o país mais depressivo da América Latina. Além disso, é o segundo país com mais casos de burnout que é aquela síndrome de esgotamento por atividade de trabalho. Nós estamos entre os cinco países mais ansiosos do mundo”, contextualiza.

Dr. Alysson explica que infelizmente alguns desses problemas não é possível detectar no exame de aptidão física e mental realizado por médicos peritos no processo de renovação de CNH. “Quando a gente avalia o condutor, ele pode estar num período de normalidade e a gente não consegue identificar a situação. Assim como, nós médicos somos vítimas de omissão, por mais que seja um crime omitir as informações para o médico que vai fazer a perícia para obtenção ou renovação da habilitação, sabemos que isso acontece”, diz.

Ainda conforme o especialista, a aprovação do projeto é muito importante para a segurança viária. “Infelizmente as pessoas estão morrendo por problemas de ordem comportamental, ou seja, devido a problemas de saúde mental. Não podemos precificar a vida, mas sim lutar para que seja preservada”, conclui.


Comments


bottom of page