FONTE: PREFEITURA DE SANTOS
O Porto de Santos já conta com um espaço específico para receber e acomodar os caminhões que realizam atividades no cais. O novo estacionamento — provisório — fica na Avenida Governador Mário Covas Júnior, numa área de 31 mil metros quadrados da antiga Libra Terminais, e terá capacidade para receber até 260 veículos simultaneamente.
“Esse número soluciona 50% da demanda existente hoje de espaço de estacionamento para os caminhoneiros que prestam serviço no porto”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. “Além de assegurar uma vaga e a dignidade desses trabalhadores, também auxilia na mobilidade urbana da Cidade”.
O representante do Governo Federal esteve acompanhado do prefeito santista, Rogério Santos, e do diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, na entrega do novo espaço nesta quinta-feira (23).
SEGURANÇA
“O estacionamento vem resolver um conflito antigo que há entre as carretas e os bairros. Ajuda principalmente os caminhoneiros locais, que não tinham onde deixar seus veículos com segurança. Eles têm no caminhão seu escritório, a fonte de renda de suas famílias”, comentou o chefe do Executivo de Santos.
O prefeito lembrou que o Município, de forma emergencial, havia disponibilizado duas áreas na Zona Noroeste, destinadas à habitação, para abrigar os veículos. “Com esse novo espaço, desatamos esse problema”.
SOLUÇÃO
À frente da APS, Pomini destacou que os trabalhadores do setor esperaram por um empreendimento desse tipo por décadas: “O prefeito nos chamou a atenção para essa necessidade e o Ministério prontamente nos deu o suporte para irmos atrás de uma solução. Encontramos um bom termo”.
A área compreende dois terrenos da antiga Libra, que, em razão de dívidas, cedeu o espaço por meio de um termo de cessão gratuita pelo período de seis meses — prazo que poderá ser renovado. A forma de agendamento para os veículos ainda será definida.
O estacionamento é provisório porque a APS já definiu a construção de um lugar permanente para abrigar os caminhões — o futuro Ecopátio do Porto de Santos, área de 500 mil metros quadrados localizada em Cubatão, próximo à ponte estaiada. “Este, sim, será o local adequado e definitivo”, afirmou Pomini.
Conforme o cronograma da Autoridade Portuária, o edital de chamamento para a implantação do Ecopátio será lançado em janeiro e a expectativa é de que os trabalhos no local comecem no final de 2024.
SONHO
O estacionamento provisório agradou os principais interessados, os caminhoneiros. “É um sonho antigo que se materializa. Agradecemos ao prefeito, que levou nossa demanda ao Governo Federal. Estamos confiantes de que será uma mudança muito boa para a categoria”, disse o presidente do Sindicam (Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira), Luciano Santos.
Comments