Estudo sobre emissões no setor de transportes será entregue em maio
- Fenatac Comunicação
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Por Portal Be News
Atualizado em: 19 de março de 2025 às 8:56
Vanessa Pimentel

Dados ajudarão a estabelecer métricas para o novo Plano Clima, que guiará as ações para enfrentamento à mudança do clima no país até 2035
Um amplo estudo que reúne dados relacionados às emissões de gases de efeito estufa de mais de 50 empresas do setor de transportes do Brasil será entregue em maio. Os dados ajudarão a estabelecer métricas para o novo Plano Clima, que está sendo estruturado pelo Governo Federal desde 2023 e guiará as ações de enfrentamento à mudança do clima no país até 2035. As informações foram repassadas por Juliana Silva, diretora de Sustentabilidade do Grupo CCR, durante o Santos Export, fórum promovido pelo Grupo Brasil Export, na terça-feira (18), em Santos.
A coalização pela descarbonização do setor de transporte foi liderada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pelo Grupo CCR e pelo Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável, do Insper. O anúncio do início dos trabalhos foi em novembro do ano passado, durante o evento “Brasil Rumo à COP 30”, realizado em Brasília (DF).
Na prática, o levantamento mensura as emissões do setor e indica metas para a descarbonização até 2050. Para conseguir reunir as informações, foi aberto um amplo diálogo entre os diferentes segmentos do setor de transportes, em seis eixos: infraestrutura e interseccionalidades, mobilidade urbana, transporte rodoviário, transporte ferroviário, transporte aéreo e transporte aquaviário e cabotagem.
Durante o período de estruturação dos dados, os representantes se encontraram em workshops e reuniões técnicas para debater os temas relevantes a cada grupo.
O levantamento contou com a consultoria da global BCG, que consolidará as propostas no documento final. Além de dados sobre emissões e metas, os desafios e as propostas que podem contribuir com a descarbonização do setor farão parte do documento.
“O estudo está sendo conduzido pela BCG há quatro meses e agora segue para finalização, com entrega para maio”, citou Juliana, que participou do painel InfraESG, em uma parceria entre o Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Grupo Brasil Export.
A moderação foi feita por Felipe Queiroz, diretor da ANTT. Participaram do painel Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil; Cloves Eduardo Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes; Danielle Bernardes, gerente executiva da Confederação Nacional do Transporte (CNT); e Danilo Veras, head de Public Affairs do Grupo Maersk para a América Latina.
Comments