A redução de emissões de poluentes no setor de transportes tem levado a uma série de discussões em busca de qualquer melhoria. Para a União Europeia, um ganho imediato em emissões poderia ser obtido com o uso de caminhões maiores e mais pesados.
Na última semana, a Comissão dos Transportes do Parlamento Europeu votou para que os regulamentos relativos ao peso e dimensões dos caminhões que rodam no continente sejam revistos.
Para o parlamento, a medida será um incentivo para a indústria dos transportes mudar para veículos mais ecológicos, uma vez que a capacidade de carga adicional torna os veículos com emissões zero mais competitivos do que as suas alternativas convencionais.
Se for aprovada, a medida permitirá que os caminhões que usem combustíveis alternativos, como elétricos e movidos a hidrogênio, possam transportar até quatro toneladas a mais de carga, como forma de compensar o peso extra que esses sistema de propulsão trazem aos veículos.
Além disso, para os caminhões convencionais, a diesel, será incentivado o uso de composições maiores em alguns trechos rodoviários, aumentando a quantidade de carga transportada por viagem. Apenas isso pode reduzir as emissões de CO2 em 30%.
Para entidades ligadas ao transporte, a medida é excelente. Mas poderia ser ainda melhor, com a permissão de uso de caminhões mais longos, de 18 metros, em rotas mais curtas.
Ainda não há uma data para que essa revisão das regras entre em vigor.
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