top of page
Buscar

Europa quer caminhões maiores e mais pesados



A redução de emissões de poluentes no setor de transportes tem levado a uma série de discussões em busca de qualquer melhoria. Para a União Europeia, um ganho imediato em emissões poderia ser obtido com o uso de caminhões maiores e mais pesados.


Na última semana, a Comissão dos Transportes do Parlamento Europeu votou para que os regulamentos relativos ao peso e dimensões dos caminhões que rodam no continente sejam revistos.

Para o parlamento, a medida será um incentivo para a indústria dos transportes mudar para veículos mais ecológicos, uma vez que a capacidade de carga adicional torna os veículos com emissões zero mais competitivos do que as suas alternativas convencionais.

Se for aprovada, a medida permitirá que os caminhões que usem combustíveis alternativos, como elétricos e movidos a hidrogênio, possam transportar até quatro toneladas a mais de carga, como forma de compensar o peso extra que esses sistema de propulsão trazem aos veículos.

Além disso, para os caminhões convencionais, a diesel, será incentivado o uso de composições maiores em alguns trechos rodoviários, aumentando a quantidade de carga transportada por viagem. Apenas isso pode reduzir as emissões de CO2 em 30%.

Para entidades ligadas ao transporte, a medida é excelente. Mas poderia ser ainda melhor, com a permissão de uso de caminhões mais longos, de 18 metros, em rotas mais curtas.

Ainda não há uma data para que essa revisão das regras entre em vigor.

Kommentare


bottom of page