top of page

Exame toxicológico na CNH: afinal, quem precisa fazer na renovação?

Exame toxicológico na CNH: saiba quem é obrigado a fazer na renovação, as penalidades para quem não cumpre e como anda a discussão sobre ampliar a exigência

Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade

Por Redação Publicado 05/02/2026 às 08h15

O exame toxicológico é obrigatório para motoristas habilitados nas categorias C, D e E. Foto: Félix Carneiro/Governo do Tocantins
O exame toxicológico é obrigatório para motoristas habilitados nas categorias C, D e E. Foto: Félix Carneiro/Governo do Tocantins

Quando o assunto é renovação da CNH, poucos pontos geram tanta dúvida quanto o exame toxicológico. Motoristas se perguntam: “Preciso mesmo fazer?” ou “Isso vale para todos?”. A confusão é compreensível: as regras mudaram algumas vezes — e mudaram novamente recentemente, após o Congresso derrubar vetos presidenciais relacionados ao tema.

O fato é que, com a decisão do Congresso, a exigência do exame toxicológico não vale para todos, mas passou a alcançar mais condutores do que antes. Isso porque, além de continuar obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, o exame passará a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B.

A seguir, veja como ficam as regras agora.


Quem está dentro da regra Categorias C, D e E (condutores de veículos pesados)


Para os motoristas que conduzem veículos de maior porte e risco — como caminhões, ônibus, vans, carretas e articulados — nada muda: o exame toxicológico continua obrigatório nos mesmos moldes.


Eles devem realizar o exame:

  • ao obter a habilitação nessas categorias;

  • na renovação da CNH;

  • a cada 2 anos e 6 meses, mesmo que o documento ainda esteja válido (até os 70 anos).


É uma medida que busca ampliar a segurança no trânsito, já que acidentes envolvendo veículos pesados costumam ter consequências mais graves.


Categorias A e B (motos e carros de passeio) — novidade na primeira habilitação


Com a derrubada do veto presidencial, condutores das categorias A e B passam a ter uma única obrigatoriedade:

  • Realizar o exame toxicológico para obter a primeira habilitação.

Ou seja: quem for tirar CNH de moto ou carro pela primeira vez terá que fazer o exame.


Quem está fora da regra


Condutores já habilitados nas categorias A e B não precisam realizar o exame toxicológico na renovação, apenas o tradicional exame de aptidão física e mental — e, em alguns casos, também o psicológico (para quem tem a observação EAR – Exerce Atividade Remunerada – na CNH).

Em resumo:

  • Primeira habilitação A e B → exame toxicológico obrigatório.

  • Renovação A e B → exame toxicológico não é exigido.


Para que serve o exame toxicológico?


Diferente dos testes rápidos, que detectam consumo de substâncias horas ou dias antes, o exame toxicológico identifica o uso de drogas em um período de até 90 dias anteriores à coleta. Ele pode ser feito a partir de amostras de cabelo, pelos ou unhas.


E se eu não fizer?


Para as categorias C, D e E, onde a exigência continua regular e periódica, deixar de realizar o exame tem consequências sérias. O CTB classifica como infração gravíssima não manter o toxicológico em dia.


A penalidade inclui:

  • Multa de R$ 1.467,35,

  • Possibilidade de suspensão do direito de dirigir (no caso de reicindência).


Para categorias A e B, como a exigência ocorre apenas na primeira habilitação, o candidato simplesmente não poderá prosseguir no processo se não realizar o exame.


Um ponto de atrito entre motoristas e autoridades


Mesmo com justificativas de segurança viária, o exame toxicológico continua dividindo opiniões. Muitos motoristas questionam o custo e a frequência do exame. Especialistas em trânsito, por outro lado, reforçam sua importância para a redução de riscos — especialmente em rodovias e no transporte de carga e passageiros.


Em resumo: quem deve se preocupar agora? Categorias C, D e E


✔ Precisam do exame na obtenção, na renovação e a cada 2 anos e 6 meses.


Categorias A e B


✔ Precisam do exame na primeira habilitação.

✘ Não precisam na renovação.


Enquanto novas regulamentações não forem publicadas, essa é a regra oficial válida em todo o país.

 
 
 

Comentários


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page