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FIEMA sugere ao DNIT construção de anel viário na BR-330

Por Portal Be News

6 de março de 2025 às 16:04

Júnior Batista


Embora não tenha acesso direto ao litoral, a BR-330/MA se conecta a outras rodovias que levam ao Porto do Itaqui, em São Luís. Foto: Divulgação
Embora não tenha acesso direto ao litoral, a BR-330/MA se conecta a outras rodovias que levam ao Porto do Itaqui, em São Luís. Foto: Divulgação

A rodovia é considerada essencial para o escoamento da safra de grãos do sul do Maranhão


A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) propôs ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a construção de um anel viário na BR-330, no município de Balsas. A sugestão foi apresentada durante reunião com o coordenador de engenharia terrestre do órgão, Glauco Henrique, nesta quarta-feira (5), e tem como objetivo melhorar o fluxo de transporte na região, estratégica para o escoamento da produção agrícola do estado.

Além da construção do anel viário, a Fiema discutiu outras intervenções viárias, como a recuperação do trecho entre Carolina e Estreito, operações tapa-buracos entre Riachão e Carolina, e o alargamento da BR-230 próximo a São Domingos do Azeitão. Também foi sugerido um estudo para ampliação da rodovia no povoado Buritirana, em Loreto.

A BR-330, que até recentemente era um trecho da rodovia estadual MA-006, foi federalizada e agora liga os municípios de Balsas e Tasso Fragoso, em um percurso de 143 quilômetros. A mudança faz parte do plano do Governo Federal para aprimorar a infraestrutura rodoviária do Maranhão. O Ministério dos Transportes destinou cerca de R$ 959 milhões para a manutenção e ampliação das rodovias federais no estado, dos quais R$ 80,4 milhões foram reservados especificamente para a BR-330/MA.

A rodovia é considerada essencial para o escoamento da safra de grãos do sul do Maranhão, especialmente soja e milho. Embora não tenha acesso direto ao litoral, a BR-330/MA se conecta a outras rodovias que levam ao Porto do Itaqui, em São Luís, onde opera o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), um dos principais pontos de exportação do agronegócio maranhense.

A expectativa do setor produtivo é que as melhorias na infraestrutura rodoviária reduzam os custos logísticos e impulsionem a competitividade da produção agrícola da região.

 
 
 

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