top of page

Forquilhinha reabre licitação para estudos sobre porto seco

Por Portal Be News

21 de março de 2025 às 18:17

Da Redação


A Prefeitura de Forquilhinha reabrirá, na próxima terça-feira (25), o edital de licitação para estudar a viabilidade da implantação de um Porto Seco no município. Foto: Divulgação/Prefeitura
A Prefeitura de Forquilhinha reabrirá, na próxima terça-feira (25), o edital de licitação para estudar a viabilidade da implantação de um Porto Seco no município. Foto: Divulgação/Prefeitura

Ideia é que área alfandegada apoie atividades do agronegócio, indústria metalmecânica, têxtil e a produção de vinhos de SC


A Prefeitura de Forquilhinha reabre, na próxima terça-feira (25), o edital de licitação para estudar a viabilidade da implantação de um porto seco no município. O processo havia sido iniciado em fevereiro, mas não foi concluído com uma empresa vencedora.

A iniciativa faz parte do Plano de Governo do município e justifica a “localização geográfica estratégica de Forquilhinha, que está situada às margens da Ferrovia Tereza Cristina e próxima a importantes rodovias”.

O novo edital convida a iniciativa privada a apresentar estudos, investigações, levantamentos e projetos para viabilizar a implantação e operacionalização do porto seco, abrangendo aspectos como infraestrutura, viabilidade econômica e sustentabilidade a longo prazo.

Segundo a Administração Municipal, a finalização do Anel Viário Sul, prevista para o próximo ano, e a pavimentação da Serra da Rocinha formarão um importante corredor logístico no Sul de Santa Catarina.  O porto Seco de Forquilhinha também facilitará o transporte de mercadorias para diversas regiões do Brasil. A ideia é que ele seja vocacionado para o agronegócio, mas também atenda a indústria metalmecânica, a têxtil e a produção de vinhos.

O projeto prevê a seleção de uma área com no mínimo 50 mil metros quadrados, localizada na divisa entre os bairros Ouro Negro e Santa Líbera. O investimento estimado para o funcionamento do empreendimento é de R$ 50 milhões, enquanto o valor máximo para a elaboração dos estudos se limita a R$ 1,25 milhão.

Comments


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page