A General Motors, ou GM, vai voltar ao negócio de veículos comerciais, em uma parceria com a Autocar, que fabrica caminhões vocacionais nos Estados Unidos. As duas marcas assinaram um acordo para desenvolver em conjunto uma nova linha de caminhões equipados com células de combustível de hidrogênio. A GM será a fornecedora da tecnologia, chamada de GM Hydrotec.
A Autocar é líder de mercado em caminhões vocacionais customizados, e vê esta iniciativa como uma expansão importante na oferta de soluções com zero emissões de poluentes aos clientes.
A tecnologia de célula de combustível oferece uma opção adicional de propulsão alternativa para apoiar a mudança dos clientes profissionais da Autocar em direção aos requisitos da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
De acordo com a GM, as células de combustível são leves e permitem grandes cargas úteis, excelente alcance, operação silenciosa e reabastecimento rápido, e podem atender às necessidades das aplicações mais pesadas.
Com as regulamentações mudando rapidamente em muitos países, os veículos movidos a células de combustível têm a vantagem adicional de emissões zero quando comparados aos veículos a diesel.
Os caminhões da Autocar equipados com a tecnologia GM começarão a ser vendidos a partir de 2026, quando a produção deve começar na fábrica da Autocar em Birmingham, Alabama.
O planejamento prevê caminhões basculantes, betoneiras e coletores de lixo, além de caminhões para operações em terminais.
As células de combustível Hydrotec da GM trazem 300 células internas, que podem produzir até 77 kW de potência, com grande vida útil, zero emissões, e uma redução considerável de ruídos.
Comments