Buscar

Goiás estima aumento de 35% no cultivo de trigo em 2022 e já planeja futuros crescimentos da cadeia

Fonte: Notícias Agrícolas

13/06/2022



Foto: Ievgenii Meyer / Shutterstock.com


A área cultivada com trigo vem crescendo em Goiás nos últimos anos, saindo dos 33 mil hectares de 2019 para 55 mil em 2021 e agora algo entre 60 e 70 mil hectares pra a safra de 2022, de acordo com a projeção da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás.


Segundo o secretário de agricultura do estado, Tiago Mendonça, os altos preços do trigo no mercado, ajudados pela guerra da Ucrânia e mais comprometimento das exportações da Argentina, estimularam os produtores do estado a apostar mais no cultivo.

Este aumento de plantio deve promover um crescimento de 35% na produção estadual de trigo, chegando a 175,5 mil toneladas e altas produtividades, algumas próximas dos recordes mundiais para a cultura.


O secretário destaca que a produção goiana se concentra em regiões ao redor do Distrito Federal como Cristalina, Catalão, Luziânia e Formosa, mas existem projetos para ampliar não só a produção nos próximos anos, mas estruturar melhor toda a cadeia.


Mendonça conta que, em conjunto com a Embrapa Trigo, a Secretaria está desenvolvendo um projeto para mapear produtores e indústrias consumidores para melhorar a logística de distribuição da produção e seguir estimulando o aumento de área cultivada. O plano é tornar o Brasil autossuficiente em trigo nos próximos 10 anos.