Buscar

Goinfra dá início à reconstrução de estradas municipais rurais

Fonte: Jornal Opção

04/02/2022


Na quarta-feira, 2, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), lançou o programa Patrulhas Mecânicas Regionais, que disponibiliza maquinários, combustível e operadores para a execução de serviços nas vicinais municipais não pavimentadas, localizadas em áreas rurais, sem custo para as gestões locais. As cidades de Niquelândia, Campos Belos, Jataí, Quirinópolis, Caldas Novas, Pirenópolis, São Miguel do Araguaia e Faina foram as primeiras a receberem tratores, caminhões e outros maquinários pesados.


“São oito patrulhas completas para tratar da conservação das vias municipais e que vão rodar o Estado inteiro, cada uma cuidando dos seus municípios adjacentes, resolvendo esses trechos que são estratégicos para o seu setor produtivo ou ligação importante com um distrito, um assentamento”, disse o presidente da Goinfra, Pedro Sales. A pretensão do Estado é de, ao longo dos próximos três anos, investir R$ 160 milhões na manutenção das estradas rurais.


Com chuvas mais fortes neste início do ano muitas estradas acabaram ficando danificadas o que prejudicou os moradores dessas cidades afastadas do centro urbano. Em Faina, o prefeito Paulinho Vieira destacou a importância da manutenção das vias para quem produz em Goiás. “É uma grande ação. Esse programa atenderá vários municípios e também ao nosso pequeno produtor”, sublinhou. “As estradas da zona rural estragaram muito e o apoio do governador do Estado é de suma importância”, reforçou o prefeito de Ipiranga, Alex de Queiroz.


A estimativa é de que as máquinas fiquem de 10 a 21 dias, cerca de 1.078 a 1.617 horas, à disposição de cada município. O maquinário permanecerá na cidade até a conclusão das obras, assim que concluídas, a patrulha seguirá para outra localidade.