Buscar

Governo do Tocantins libera recursos para agricultura familiar e piscicultura e apresenta programas

Reunião contou com a presença de produtores rurais da região sul do Estado


Fonte: Portal Tv Cariri

04/05/2022



Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins


Programas voltados para o fomento do agronegócio tocantinense foram apresentados a produtores rurais da região sul do Estado, durante encontro realizado na tarde dessa terça-feira, 3, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Gurupi. Os programas foram apresentados pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café.


O governador Wanderlei Barbosa anunciou ainda a liberação de linhas de créditos por meio da Agência de Fomento do Estado do Tocantins para empreendimentos na área da piscicultura no valor de R$ 300 mil e para agricultura familiar no valor de R$ 10 mil.


“Sabemos da importância de Gurupi para o Tocantins. É um polo estratégico de comércio, educação e universitário para todo Estado. Gurupi é uma prioridade nossa e faço questão de dizer para os pequenos, médios e grandes produtores, que esses projetos vão trazer melhorias para o agronegócio do nosso Tocantins”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.


“Temos muito o que comemorar, estamos mais perto dos produtores, vivemos um momento rico no Tocantins, acabamos de receber a notícia que eu estamos livre da vacinação de aftosa e agora apresentamos projetos que vão melhorar o nosso agronegócio”, comemorou o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café.


Programas


Um dos programas é o Programa Nacional de Crédito Fundiário (Terra Brasil), que vai conceder crédito para compra de terras. O crédito financiado pelo Terra Brasil vem possibilitar a aquisição de áreas que não são aptas à desapropriação e o recurso também pode ser usado para estruturar propriedades rurais.


Mais Genética Tocantins foi outro programa apresentado aos produtores, que dispõe de 130 mil kits para Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF). Os kits contém medicamentos hormonais para gado de leite e gado de corte.


O governador Wanderlei Barbosa acredita que com os kits os produtores possam evoluir na criação de bovinos, aumentando a produção e consequentemente os lucros. “Nós queremos que o pequeno e o médio produtor possam ter um bezerro de qualidade e possa vender com um preço mais alto, fomentando assim a nossa economia”, ressaltou.


Estavam presentes na reunião a senadora, KátiaAbreu; a prefeita de Gurupi, Josi Nunes; o presidente da Federação do Comércio do Estado do Tocantins (Fecomércio), Itelvino Pisoni; secretários de Estado e deputados estaduais.