top of page

Governo quer garantir que redução da gasolina chegue ao consumidor

Por Portal Be News

4 de junho de 2025 às 8:14

Leopoldo Figueiredo


Fonte: Portal Be News


Na bomba


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, quer garantir que a redução no preço da gasolina, de 5,6%, anunciada pela Petrobras, chegue efetivamente aos consumidores. Para isso, ele cobrou que a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), a Secretaria Nacional do Consumidor e até a Receita Federal, para que fiscalizem o preço do combustível diretamente nas bombas dos postos. O pleito consta de ofícios enviados pelo ministro à direção dos órgãos nessa terça-feira, dia 3.

 

Redução perdida


O temor de Silveira é que a diminuição no valor adotada pela Petrobras seja absorvida pelas distribuidoras. “Uma redução de preço em uma etapa da cadeia de suprimento pode não ser transmitida de forma igual nos elos seguintes da cadeia do abastecimento”, explicou. E completou: “Entende-se que ações de acompanhamento dos agentes e de monitoramento dos preços podem contribuir para que a sociedade perceba, de fato, esse reajuste, tanto em magnitude quanto em velocidade”.

 

Aumentando a receita


Também nessa terça-feira, dia 3, Alexandre Silveira se reuniu com diretores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Pré-Sal Petróleo (PPSA) na sede do ministério, em Brasília. Em pauta, estratégias para ampliar a arrecadação federal a partir de recursos vindos do segmento de petróleo e gás. Segundo o ministro, a ideia é que esse mercado garanta mais R$ 20 bilhões neste ano e mais R$ 15 bilhões em 2026 “para ajudar o Brasil a retomar investimentos e impulsionar o desenvolvimento nacional”.

 

Pedido presidencial


A ideia de aumentar a arrecadação a partir de ações envolvendo o setor de petróleo e gás partiu do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a apresentou para Silveira em um encontro na última segunda-feira, no Palácio do Planalto.


Estratégias


A partir da reunião com dirigentes da ANP e da PPSA, Silveira determinou a realização de novos leilões, alterações em normas e mudanças nos modelos de comercialização do petróleo de propriedade da União.

 

Obras garantidas


Os cortes no orçamento da União não vão prejudicar as obras da BR-381 e do Anel Rodoviário de Belo Horizonte (MG), garantiu o ministro dos Transportes, Renan Filho, nessa terça-feira, em evento na prefeitura da capital mineira. “Chance zero de frear o andamento da obra. Mas passar ileso, ninguém passa. Nós tivemos o menor corte da Esplanada. O governo priorizou cortar em outras áreas. Significa que não vamos ter dificuldades? Não! Mas obras como a BR-381 e o Anel vão andar”, declarou.

Comments


© 2025 FENATAC & Logística.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page