A Rússia anunciou na última semana a redução da oferta de diesel e gasolina para exportação, e isso deve afetar o valor dos combustíveis no Brasil.
Logo após o anúncio feito pelo governo russo, o preço dos combustíveis no mercado internacional aumentou em 5%, na média, o que impacta o preço de paridade adotado pela Petrobras.
A decisão da Rússia se dá para tentar segurar os preços dos combustíveis no mercado interno e segurar a inflação. O país, apesar de ser um grande produtor, começou a sofrer com escassez de diesel e gasolina, e medidas anteriores não surtiram efeitos.
A expectativa é saturar o mercado russo, com mais oferta do que demanda, e reduzir drasticamente o valor dos combustíveis para a população.
Atualmente, a Petrobras já atua com defasagem na venda de combustíveis, sendo 14% para o diesel, que deveria ser pelo menos R$ 0,64 mais caro, e 6% para a gasolina, que deveria ser vendida R$ 0,19 mais cara no Brasil.
Do total de combustíveis vendidos aqui no Brasil, até 30% é importado, especialmente o diesel. E a maior parte desse volume, 74%, vem da Rússia.
Comments