Buscar

Guedes promete reduzir impostos e prevê recuperação da indústria

POR IMPRENSA | SET 9, 2022 | NOTÍCIAS, OUTROS

Foto: EDU ANDRADE/Ascom


Ministro ressaltou o crescimento do país acima de nações desenvolvidas e aumentou a expectativa de alta no PIB para próximo dos 3%

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a prometer a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e garantiu a retomada de crescimento da indústria no Brasil no próximo ano. As declarações foram dadas nesta quinta-feira (8) em um evento com representantes do setor automotivo, em São Paulo (SP).

Segundo o ministro, a queda do imposto é necessária para recuperar os investimentos no Brasil e lembrou que a indústria sofre com a falta de crédito e encargos trabalhistas.

“Com impostos sobre insumos básicos como minério de ferro, fica difícil fazer aço. O imposto atinge o aço antes de chegar à indústria. Vamos baixar o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e reindustrializar o país. Não queremos juros lá em cima atraindo o capital especulativo”, afirmou Guedes.

O chefe da pasta econômica ainda lembrou das ações do governo federal para reduzir o preço dos combustíveis. Para Guedes, a indústria automotiva não vai mudar para os carros elétricos imediatamente e ressaltou o etanol como diferencial do país para o processo de eletrificação.

“Ninguém vai para o carro elétrico do dia para a noite. Imagine quanto tempo vai levar para todos os postos de gasolina terem pontos de recarga elétrica”. Durante o evento, Paulo Guedes voltou a colocar o Brasil como um dos países que mais crescem no mundo e disse que o país faz frente com grandes economias mundiais. O ministro ainda ajustou as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5% para “próximo dos 3%”.