top of page
Buscar

Instituto emite alerta de “clima de deserto” para 30 cidades de MT

Durante essa época do ano, o estado fica com a umidade muito baixa, aumentando o risco de incêndios, fora os riscos de insolação


Fonte: Folha do Estado

27/07/2022


Foto: iStock


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas sobre o risco de baixa umidade para todos os municípios de Mato Grosso. Um deles inclui mais de 30 cidades onde a umidade relativa do ar pode chegar a apenas 10%. Os avisos estão em vigência desde a manhã desta terça-feira (26) e podem ser atualizados a qualquer momento.


De acordo com o Inmet, a umidade abaixo de 12% é categorizada como “estado de emergência”. Tal índice equivale ao clima registrado em regiões de deserto e gera preocupação por causa dos efeitos que provoca no organismo como desidratação, mal-estar e dificuldade de respiração.


O instituto recomenda que a população beba bastante líquido, evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, que são entre 10 horas da manhã e 16 horas da tarde. Além disso, é necessário indicado o uso de hidratantes para a pele e umidificação de ambientes.


Nesta época do ano, infelizmente, é comum que ocorram incêndios próximos às margens de rodovias por causa do mato alto e vegetação seca. No último domingo (24), chamas de um incêndio assustam banhistas e hóspedes do Acqua Park e uma pousada localizados na MT 351, conhecida como Estrada do Manso.


O Corpo de Bombeiros foi acionado e precisou utilizar a água do Lago do Manso para conter o fogo. Além disso, no começo da tarde desta terça, dois carros pegaram fogo em Cuiabá. Um deles na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). Outro veículo explodiu após sair da oficina, segundo o proprietário.


A previsão do tempo para esta quarta-feira (27) é de céu aberto com poucas nuvens com névoa seca.


A temperatura mínima para a Região Metropolitana é de 21 °C e máxima de 38°C. A umidade relativa do ar pode ficar na casa dos 15%.


Veja lista das cidades:


Acorizal


Alto Araguaia


Alto Garças


Alto Paraguai


Alto Taquari


Araguainha


Barão de Melgaço


Barra do Bugres


Cáceres


Campo Verde


Chapada dos Guimarães


Cuiabá


Dom Aquino


Guiratinga


Itiquira


Jaciara


Jangada


Juscimeira


Nossa Senhora do Livramento


Pedra Preta


Poconé


Ponte Branca


Porto Estrela


Poxoréu


Primavera do Leste


Rondonópolis


Rosário Oeste


Santo Antônio do Leverger


São José do Povo


São Pedro da Cipa


Tesouro


Várzea Grande


bottom of page