Imagem divulgação
A população do Japão está caindo, já que a taxa de natalidade do país é muito baixa há muitos anos. Isso tem causado falta de trabalhadores para diversos segmentos, e o setor de transporte tem sido muito impactado. Por isso, o Ministério dos Transportes do Japão propõe ligar as cidade de Tóquio, capital do país, e Osaka, com uma linha de transporte de cargas por esteiras.
A ideia foi apresentada no início desse ano. O projeto prevê a construção de uma poderosa estrutura de esteiras, para movimentação de cargas em contêineres, até o ano de 2034.
O número de entregas, especialmente de pequenas encomendas, dobrou nos últimos 30 anos em meio à disseminação das compras online. Até o ano de 2030, estima-se que cerca de 30% dos pacotes não serão entregues devido à escassez de caminhoneiros.
Se o projeto realmente sair do papel, poderá realizar o transporte de cargas equivalente a 25 mil caminhões por dia.
O maior problema para implantação desse serviço é o custo. O trajeto de 500 quilômetros poderá custar até 3,7 trilhões de Ienes Japoneses, ou R$ 150 bilhões.
Para tentar contornar essa dificuldade, o Ministério de Terras, Infraestruturas, Transportes e Turismo do Japão está tentando parcerias com empresas privadas, para serem co-financiadoras do sistema.
“[O projeto] não só abordará a crise logística, mas também ajudará a reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse o Ministro de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, Tetsuo Saito. “Esperamos prosseguir rapidamente com as discussões sobre o assunto”.
Комментарии