top of page
Buscar

Jurídico sem juridiquês: Logística de produtos agrícolas

Por Roberto Hidasi

28/07/2021


Jurídico sem juridiquês, uma coluna semanal

Por Roberto Hidasi, advogado ambiental e jurista



O Brasil precisa expandir ainda mais a produção agrícola e potencializar o setor do agronegócio. Para isso, é necessário aperfeiçoar as operações logísticas para reduzir despesas, diminuir o frete e o tempo de transporte do produto ao seu destino. Problemas estruturais das rodovias já refletem no desempenho econômico do país, com impacto direito no preço da frota e distribuição de mercadorias.


Para o crescimento agrícola no país há necessidade de uma infraestrutura de transporte adequada, investimentos nos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, para o melhor escoamento da produção. O transporte afinal é o elo responsável por ligar toda a cadeia produtiva, pois possibilita interação e interligação entre as regiões produtoras e municípios consumidores.


É preciso investir mais, muito mais. O país tem grande potencial para expansão econômica, porém, a falta de tecnologia, as burocracias e a infraestrutura imprópria e incapaz dos transportes, acabam impossibilitando tal desempenho.


Para que haja uma melhoria na logística do país, os setores público e privado precisam criar medidas, soluções, além de parcerias para que haja investimentos para o setor. Quem ganha é o Brasil, o governo, os produtores rurais, os empresários e trabalhador brasileiro.

bottom of page