Kenworth T370 a hidrogênio bate recorde de autonomia com 2.906 km rodados com um abastecimento
- Fenatac Comunicação
- 5 de fev.
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A Cummins, por meio da unidade de negócios Accelera, bateu um recorde mundial de maior distância percorrida por um caminhão elétrico pesado movido a célula de combustível de hidrogênio (FCEV) sem reabastecimento. O recorde foi certificado pelo Guinness World Records.
O caminhão, chamado de H2Rescue, é baseado no Kenworth T370 e projetado para missões críticas, completou 2.906 km com uma única carga no último trimestre de 2024, no centro da Califórnia (EUA).
Ele foi monitorado de perto e validado por um juiz do Guinness World Records, que confirmou que o tanque de hidrogênio do caminhão foi lacrado antes do início da viagem.
A jornada destacou a viabilidade do hidrogênio como alternativa para transporte de longa distância e aplicações em cenários de emergência. Equipado com um motor de célula de combustível Accelera by Cummins e um propulsor de tração de 250 kW, o veículo consumiu 168 kg de hidrogênio durante o trajeto, com velocidades entre 80 e 88 km/h em vias públicas.
Além disso, o H2Rescue operou em temperaturas que variaram de 15°C a 27°C, emitindo 0 kg de CO₂ – uma redução significativa em comparação aos 301 kg emitidos por um caminhão tradicional no mesmo percurso.
O desenvolvimento do caminhão é fruto de uma colaboração estratégica entre a Accelera, a Direção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), o Departamento de Energia (DOE) e o Departamento de Defesa (DoD) norte-americanos.
O veículo de demonstração de Classe 7, com peso aproximado de 15 toneladas, pode substituir anualmente cerca de 6.900 litros de combustível fóssil, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em até 2,5 toneladas métricas.
“O recorde mundial não apenas valida o potencial da tecnologia de hidrogênio, mas também exemplifica como parcerias público-privadas podem acelerar soluções para segurança energética e sustentabilidade”, afirmou Nicholas Josefik, engenheiro industrial do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia do Exército dos EUA.
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