top of page
Buscar

Mais seguro que um humano – Kodiak apresenta seu primeiro caminhão robô pronto para as estradas



A partir de hoje, transportadores dos Estados Unidos interessados em caminhões autônomos poderão comprar seus veículos. A Kodiak Robotics, acaba de apresentar o primeiro sistema de autonomia completa para caminhões que pode ser produzido e implantado em caminhões em grande escala.

Todo o sistema é altamente eficiente e inteligente, contando com redundância de segurança em itens críticos, como freios, direção e sensores.

A tecnologia atual está na sexta geração, e garante uma maior confiabilidade geral para o transporte de cargas em operações reais, independentemente das condições de tráfego.

Nos últimos cinco anos, diversos caminhões equipados com a tecnologia rodaram por mais de 4 milhões de quilômetros, transportando com sucesso mais de 5 mil cargas de vários tipos.

A grande vantagem da tecnologia da Kodiak é o fato de poder ser empregada em caminhões de várias marcas. O transportador compra o caminhão novo da concessionária, e entrega para a Kodiak fazer a implementação dos sistemas.

“O Kodiak Driver, o sistema de direção autônoma independente de veículo da Kodiak, incluindo sua plataforma de hardware redundante e pronta para uso sem motorista, foi projetado para ser mais seguro do que um motorista humano”, disse a empresa, em comunicado.

A tecnologia de sexta geração conta com um sistema computacional com o dobro da capacidade da geração anterior, com maior velocidade de “pensamento” para reagir ao trânsito, ao clima e às cargas transportadas.

“Ao longo de 4 milhões de quilômetros, demonstramos com sucesso que nossos caminhões autônomos podem suportar o ambiente hostil do transporte rodoviário de longa distância, tanto do ponto de vista da integridade da plataforma quanto do software. Este caminhão demonstra fundamentalmente que fizemos o trabalho necessário para realizar operações sem motorista com segurança. Embora continuemos a trabalhar com os principais fabricantes de caminhões, a tecnologia que desenvolvemos está pronta para implantação, desvinculada dos prazos das montadoras e independente dos fabricantes de caminhões, o que nos permite avançar rapidamente, mantendo a segurança em primeiro lugar” , disse Don Burnette, fundador e CEO da Kodiak.

Os sistemas de segurança redundantes têm dois ou mais atuadores para cada parte do caminhão. Por exemplo, se o atuador principal de freio parar de funcionar, existem outros dois que são ativados imediatamente. O mesmo acontece com o sistema de direção. Ainda assim, se houver uma falha crítica, há um computador pronto para entrar em ação e tirar o caminhão do tráfego para o acostamento, evitando problemas com outros motoristas.

As primeiras unidades equipadas com a tecnologia de sexta geração da Kodiak vão entrar em operação com parceiros selecionados, até que as entregas para clientes regulares comecem, ainda neste ano.

Comentários


bottom of page