MAN inicia produção do último motor diesel e realiza grandes vendas de caminhões elétricos
- Fenatac Comunicação
- 25 de fev.
- 2 min de leitura

A MAN começou a produzir aquele que será seu último motor a diesel. A linha MAN D30, de 13 litros, substitui o MAN D26, e começou a ser fabricado em Nuremberg, na Alemanha, para caminhões MAN TGX e TGS.
Esse motor é baseado no Scania CBE, uma base comum de motores desenvolvida sobre a linha Super da montadora sueca, que vai ser usada em caminhões de todas as marcas do Grupo Traton, incluindo International nos Estados Unidos e também Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil a partir de 2028.
De acordo com a montadora, até 50 mil motores D30 serão produzidos por ano na fábrica, em três turnos, com um time de 160 trabalhadores.
Esse será o último motor a diesel completamente novo desenvolvido pela MAN. A partir daí, apenas veículos elétricos e modelos a hidrogênio serão desenvolvidos.
A montadora afirma que esse motor a diesel preenche uma lacuna na transição de motores de combustão interna para acionamentos eletrificados. Seu lançamento de produção ocorre quase em paralelo com o início da produção em série de baterias na fábrica, que está planejada para a abril. Isso significa que Nuremberg produzirá as peças centrais dos acionamentos para motores de combustão e veículos MAN movidos a eletricidade por muitos anos.
O motor D30 substitui as séries de motores D26 e D15 disponíveis até agora. O D30 está disponível em seis níveis de potência, que variam de 380 a 560 cavalos, com torques na faixa de 2.100 a 2.800 Nm.
Além do anúncio dos novos motores a diesel D30, a MAN anunciou duas vendas expressivas de caminhões elétricos, para as empresa Dachser e Cornelissen. A Dachser colocou doze caminhões MAN eTGX totalmente elétricos em serviço no último dia 21 de fevereiro.
Esses caminhões contam com chassi ultrabaixo, para uso com implementos conhecidos como megareboques, mais altos, permitindo o transporte de cargas mais volumosas.
A compra da Cornelissen foi mais expressiva, com 27 caminhões MAN eTGX e eTGS encomendados.
A empresa já tem 20 caminhões elétricos em operação, em meio a uma frota com mais de 700 veículos a diesel. A meta é chagar a 80 modelos elétricos até o final de 2025.
Esses são os primeiros caminhões MAN da frota da empresa, que apostou diretamente nos modelos elétricos. Para Peter Leegstraten, gerente de compras e inovação da Cornelissen, os modelos elétricos ainda são caros em relação a caminhões a diesel, mas essa conta vai se inverter a partir de 2027 ou 2028, por isso a empresa investe desde já na tecnologia.
Comments