Buscar

Manutenção em 16 km de estradas de terra no Paranoá

Além de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores, o objetivo da ação é criar um ambiente mais favorável para escoamento das chuvas, sem erosões


Por Pelo Mundo DF

04/03/2021

Além de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores, o objetivo da ação é criar um ambiente mais favorável para escoamento das chuvas, sem erosões| Foto: GDF Presente


Mais de seis mil moradores de áreas rurais do Paranoá estão sendo beneficiados com uma parceria entre o GDF Presente e a administração regional da cidade. As equipes do Polo Leste e do órgão estão fazendo o patrolamento e nivelamento de 16 quilômetros de estradas do Núcleo Rural Sobradinho dos Melos. A ação beneficia tanto quem vive na região quanto em comunidades próximas.


"Os veículos atolavam com frequência e caiam em vários buracos espalhados pelas vias. Agora a estrada está ótima. Acredito que da maneira que estão fazendo não teremos mais problemas quando chover forte"João Batista da Silva, 55 anos, agente de saneamento ambiental


A administração do Paranoá havia dado início a obra, recuperando 6 quilômetros de vias. Desde que o trabalho integrado começou, mais 2 quilômetros foram melhorados. A previsão é de que mais 8 quilômetros sejam patrolados esta semana. Além de melhorar a mobilidade dos moradores, principalmente daqueles com deficiência ou dificuldade de locomoção, o objetivo é criar um ambiente mais favorável para escoamento das chuvas, sem erosões.


João Batista da Silva, 55 anos, mora há 8 anos na região. Ele lembra que quando chove a lama toma conta das estradas. "Os veículos atolavam com frequência e caiam em vários buracos espalhados pelas vias. Agora, a estrada está ótima. Acredito que da maneira que estão fazendo não teremos mais problemas quando chover forte", comemora o agente de saneamento ambiental.


Obra


Cerca de onze operários realizam os serviços com a ajuda de maquinário pesado: patrol, esteira, pá carregadeira e van. "Também estamos recuperando erosões espalhadas pelo Núcleo Rural Sobradinho dos Melos, além de fazer o recolhimento de lixo e inservíveis", reforça o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Leandro Cardoso.


O administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno, ressalta que o trabalho integrado entre o órgão e o GDF Presente era esperado há mais de 10 anos pela comunidade. "Estamos construindo manilhas para que haja o escoamento seguro da água da chuva. As estradas estavam comprometendo a segurança dos pedestres e motoristas. Também é uma via para o transporte escolar, então é muito importante que esteja em boas condições", comenta.