Minas Gerais lança edital para concessão de rodovias do Vetor Norte
- Fenatac Comunicação
- 18 de fev.
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Por Portal Be News
18 de fevereiro de 2025 às 6:30
Yousefe Sipp

Plano abrange 157 km de estradas e inclui duplicações, viadutos e sistema de pedágio eletrônico
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicou no último sábado (15) o edital para concessão do lote denominado Vetor Norte, que inclui trechos das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 3 bilhões ao longo do contrato de 30 anos e abrange um total de 157 quilômetros de estradas.
A concessão tem como objetivo revitalizar a infraestrutura viária da região. Entre as obras previstas, estão a duplicação de trechos, ampliação da capacidade viária e implantação de novas estruturas, como viadutos, passarelas e pontos de ônibus. A expectativa do governo estadual é que o leilão ocorra no segundo trimestre deste ano.
O projeto faz parte do Programa de Concessões de Rodovias do Estado de Minas Gerais e é o quarto estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A concessionária estará obrigada a realizar, nos 12 primeiros meses da concessão, investimentos de caráter emergencial nas rodovias, melhorando as condições de tráfego e segurança. Ao final dos cinco primeiros anos de contrato, todos os trechos concedidos deverão atender aos parâmetros técnicos especificados na licitação.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno, as intervenções vão impactar na produtividade e na economia da região.
“Com a concessão, estimamos, por exemplo, uma redução de 30 minutos do tempo gasto no deslocamento BH-Sete Lagoas, pela MG-424, e igualmente no trecho entre a capital e a Serra do Cipó, pela MG-010”, disse Bruno.
Serviços
O projeto contempla a construção de três contornos viários nos municípios de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, com pistas duplas para reduzir o tráfego pesado dentro das cidades. Além disso, estão previstos 44 quilômetros de novos trechos, incluindo duplicações, terceiras faixas e vias marginais.
A concessão também prevê a implantação de acostamentos em toda a extensão concedida, totalizando 31 novos viadutos e pontes, 23 passarelas para pedestres e 26 pontos de ônibus.
A concessionária ainda deverá implantar o sistema de pagamento eletrônico Free Flow, substituindo as tradicionais praças de pedágio. Esse modelo permite que a cobrança ocorra de forma automática, sem a necessidade de redução de velocidade nos pontos de monitoramento.
As tarifas serão aplicadas apenas após a conclusão das primeiras melhorias viárias, previstas para o primeiro ano de contrato.
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