top of page
Buscar

No Pará, 3 instalações portuárias operadas pelo DNIT asseguram o transporte de passageiros e cargas

POR IMPRENSA | FEV 7, 2023 | NOTÍCIAS, OUTROS

As estruturas oferecem à população um serviço eficiente, confortável e seguro

As Instalações Portuárias de Pequenos Porte (IP4) localizadas nos municípios de Abaetetuba, Cametá e Augusto Corrêa, construídas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no estado do Pará, operam favorecendo a movimentação de cargas e passageiros e proporcionando às populações e seus respectivos municípios atendimento com eficiência e segurança.

A construção destas IP4 visa suprir as necessidades de infraestrutura de atracação/acostagem para as embarcações que navegam pelo nordeste paraense, garantindo disponibilidade durante o ano inteiro, seja em épocas de vazantes ou cheias máximas.

Além disso, o objetivo é oferecer infraestrutura retro portuária, favorecendo a movimentação de passageiros e cargas e proporcionando à população um serviço eficiente, confortável e seguro.

As IP4

A estrutura de Abaetetuba possui capacidade para 300 pessoas e está em operação no rio Maratauíra. Possui uma ponte móvel, cais flutuante e passarela metálica. Além de um terminal de embarque e desembarque de passageiros e uma câmara fria. A região é considerada a cidade-polo da Região do Baixo Tocantins e a sexta mais populosa do Estado, localizada a 102 quilômetros de distância da capital e pertence à Microrregião de Cametá, a margem direita da foz do rio Tocantins. Abrange uma área territorial de 1.610,74 km² com população de aproximadamente 201 mil habitantes.

A IP4 de Cametá também possui capacidade para 300 pessoas e está em operação no rio Tocantins. Possui uma ponte móvel, cais flutuante e uma passarela metálica, além de um terminal de embarque e desembarque de passageiros, uma guarita e um pátio de estacionamento. O município de Cametá fica a 150 quilômetros de distância da capital Belém e abrange uma área territorial de 3081,36km², com população de aproximadamente 139 mil habitantes.

A Instalação Portuária de Augusto Corrêa possui rampa de atracação e rampa de acesso para veículos com 30 metros, além de um pátio de estacionamento e uma câmara fria. Augusto Corrêa é um município brasileiro que fica a uma altitude de 20 metros, localizada a 212 quilômetros de distância da capital, abrange uma área territorial de 1091,043km² com população de aproximadamente 41 mil habitantes.

Empreendimentos portuários do DNIT no Pará

O transporte fluvial no Estado do Pará atualmente possui seis empreendimentos com obras concluídas. O DNIT inaugurou em 2022 as instalações nos municípios de São Miguel do Guamá e Viseu, onde ambos tiveram a operação delegada às respectivas prefeituras, as instalações de Cametá, Abaetetuba e Augusto Corrêa que estão em plena operação e a IP4 de Belém-Mosqueiro que também já está concluída e a entrada em operação está prevista ainda para este mês de fevereiro. O DNIT prevê concluir mais duas instalações portuárias neste ano, nos municípios de Juruti e Oriximiná, onde as obras se encontram com cerca de 80% de avanço e a expectativa é que sejam concluídas no segundo semestre de 2023.

bottom of page