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Novo edital da Rota da Celulose prioriza segurança e sustentabilidade

Por Portal Be News

Atualizado em: 3 de fevereiro de 2025 às 3:21

Da Redação


A concessão abrange trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267 e das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 (Foto: Reprodução)
A concessão abrange trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267 e das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 (Foto: Reprodução)

Concessão de 870,3 km de rodovias em MS prevê duplicação de vias, pontos de recarga para veículos elétricos e inovações


O novo edital de concessão da chamada Rota da Celulose, que abrange trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267 e das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, foi lançado na quinta-feira (30). Segundo o Ministério dos Transportes, as atualizações visam aprimorar a estrutura do projeto e atender melhor às demandas da sociedade e do setor produtivo.

O leilão está marcado para 5 de maio deste ano, na B3, em São Paulo, e a concessão terá duração de 30 anos, cobrindo 870,3 km de rodovias que conectam a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, ao Sudeste do país, passando por nove municípios e beneficiando diretamente 1,2 milhão de moradores do estado.

Entre as principais mudanças do edital, destaca-se o ajuste no cronograma de operação, com prazos ampliados para a conclusão das obras essenciais, que agora devem ser finalizadas entre o sexto e o oitavo ano do contrato. Outra atualização relevante é a garantia da construção do contorno do município de Três Lagoas, obra sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Após sua conclusão, prevista para o quarto ano do contrato, o trecho será incorporado à concessão.

O projeto prevê investimentos robustos em infraestrutura, incluindo a duplicação de 115 km de rodovias, a construção de 457 km de acostamentos, 245 km de terceiras faixas e 12 km de vias marginais. Além disso, serão implantados 38 km de contornos urbanos, 25 acessos, 22 passagens de fauna e 20 alargamentos de pontes, além de obras de arte especiais totalizando 3.780 m². Com essas intervenções, toda a malha viária passará a contar com 100% de acostamento, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego. A maior parte dos investimentos será concentrada nos oito primeiros anos de vigência do contrato.


Inovações e tecnologia


Segundo o Ministério dos Transportes, a Rota da Celulose também traz avanços em segurança e tecnologia. Serão implantados três pontos de parada e descanso para motoristas profissionais, localizados nas principais vias do trajeto (MS-040, BR-262 e BR-267), oferecendo infraestrutura adequada para garantir conforto e segurança aos condutores. Essas estruturas visam reduzir a fadiga, prevenir acidentes e melhorar as condições de trabalho no transporte rodoviário.

Algumas dessas inovações são a implantação de pórticos de pedágio automático (Free Flow), a tecnologia de pesagem eletrônica dinâmica (HS-WIM) e a instalação de pelo menos 484 câmeras de reconhecimento óptico de caracteres (OCRs) para fiscalização e segurança. Além disso, um sistema avançado de comunicação com os usuários será implementado para melhorar a experiência nas rodovias.

O projeto também avança na promoção da mobilidade sustentável, com a instalação de 26 pontos de recarga para veículos elétricos ao longo da malha rodoviária. Cada Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) contará com duas unidades de recarga, facilitando o acesso dos motoristas a essa tecnologia e incentivando a transição para um transporte mais limpo e eficiente.

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