Buscar

Obras do Eixo Leste-Oeste avançam em Aparecida de Goiânia

Por Diário de Goiás

24/11/2021


Foto: Enio Medeiros


As obras de construção dos vários eixos estruturantes que interligarão as macrorregiões de Aparecida de Goiânia, formando o Eixo Leste-Oeste, estão avançadas. São quatro eixos, que se somam aos cinco no sentido norte-sul, que vão melhorar a mobilidade urbana no município.


O Eixo Leste-Oeste fará a interligação da GO-040 à região central da cidade. O campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) também é contemplado com as obras que tornarão o acesso ao local mais fácil.


De acordo com o secretário Mário Vilela, são R$ 90 milhões, oriundos de empréstimo do Banco Andino, aportados na obra, que conta com 15 obras de arte. Ele aponta que o eixo, além de facilitar a mobilidade, valoriza a cidade.


“Traz o progresso a todos os bairros, seja no aspecto residencial ou empresarial. Integra vários bairros. Temos uma cidade bastante espalhada, e os eixos a interligam. Ligamos especialmente da GO-040 a toda região leste. Vai até o Helvecia, que faz divisa com Goiânia”, ressalta. Ele lembra que um dos trechos ainda será licitado.


Clique e veja o mapa dos eixos


Eixo Leste-Oeste 01


As obras do Eixo 01, que é o maior dos cincos que serão construídos, já foram iniciadas. Parte do projeto já foi executado com a pavimentação asfáltica e implantação do sistema de drenagem nos setores Buriti Sereno e Goiânia Park Sul. No momento, as empresas contratas pela Prefeitura de Aparecida estão construindo bueiros nos dois bairros e também a ponte que ligará o Jardim Helvécia ao Bairro Cardoso na Rua Guajupia.


Com 8,9 quilômetros de extensão, o Eixo Leste-Oeste 01 passará pelos bairros Jardim Maranata, Jardim Alto Paraíso, Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia.


Eixo Leste-Oeste 02


As obras de construção do Eixo 02 serão iniciadas logo após o período chuvoso. O novo ramal viário terá 4,8 quilômetros de extensão, passando pelos bairros Buriti Sereno, Jardim Veneza, Parque das Nações, Jardim Itapuã e Morada dos Pássaros, onde será construída uma ponte além de galerias pluviais.


Eixo LO 03


O terceiro eixo estruturante terá 3,6 quilômetros de extensão, passando pelos bairros Jardim Boa Esperança, Serra das Brisas, Aeroporto Sul e Goiânia Park Sul. As empresas contratadas já estão construindo bueiros no trecho que corta o bairro Goiânia Park Sul, nas proximidades da Alameda Campinas. Nos próximos meses, após período chuvoso, serão iniciadas as obras de pavimentação e iniciando a e de construção de mais um bueiro celular.


Eixo LO 04


O Eixo Leste-Oeste 04 será fundamental para o desenvolvimento da Região Leste de Aparecida. Com 5,7 quilômetros de extensão, a via será continuação da Avenida Santana possibilitando ligação direta ao novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ao Aeroporto Executivo que será construído na mesma região.


Eixo LO 05


O Eixo Leste-Oeste 05 irá ligar o Jardim Buriti Sereno ao Anel Viário. Para isso, serão pavimentados cerca de quatro quilômetros de vias. As obras serão iniciadas em breve.