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Obras rodoviárias no Tocantins visam melhorar competitividade, diz DNIT

Por Portal Be News

Atualizado em: 15 de maio de 2025 às 18:43

Júnior Batista


O desenvolvimento econômico da região do MATOPIBA, e os entraves estruturais para o escoamento da produção agropecuária e mineral, dominaram o primeiro painel do Tocantins Export 2025, realizado nesta quarta-feira (15), em Palmas. Foto: Divulgação
O desenvolvimento econômico da região do MATOPIBA, e os entraves estruturais para o escoamento da produção agropecuária e mineral, dominaram o primeiro painel do Tocantins Export 2025, realizado nesta quarta-feira (15), em Palmas. Foto: Divulgação

Superintendente afirmou que malha rodoviária do Estado é considerada boa e que projetos são estratégicos para escoamento da produção 


O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Ehret Garcia, afirmou que a malha rodoviária do Tocantins é considerada “boa” é que projetos em desenvolvimento, como a ponte em Xambioá, na região noroeste do Estado, irão garantir um transporte estratégico de cargas na região e impulsionar o escoamento do agronegócio. 

O desenvolvimento econômico da região do MATOPIBA — acrônimo para Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — e os entraves estruturais para o escoamento da produção agropecuária e mineral, dominaram o primeiro painel do Tocantins Export 2025, realizado nesta quarta-feira (15), em Palmas. Com o tema “O potencial econômico do MATOPIBA e os desafios regionais para os negócios”, o debate reuniu autoridades públicas e representantes da iniciativa privada no estande do Sebrae, durante a Feira Agrotins.

O painel foi moderado por Núria Bianco, diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Brasil Export, e contou com a participação do secretário de Planejamento e Orçamento do Tocantins, Sergislei Silva de Moura; do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Ehret Garcia; do gerente de relacionamento institucional e governamental da VLI, Anderson Abreu; e do CEO do Fazendão Agronegócio, Volney Aquino Santos.

“Temos trabalhado intensamente para garantir a segurança e a fluidez nas estradas. Hoje, as rodovias no Tocantins estão em boas condições. A ponte de Xambioá, por exemplo, fará uma conexão estratégica entre o noroeste do Mato Grosso, o leste do Pará e o norte do Tocantins, eliminando a necessidade de balsas e transformando a logística da região do Bico do Papagaio”, afirmou Garcia.


Déficit orçamentário 


Já o secretário Sergislei chamou atenção para o déficit orçamentário frente à expansão econômica. “As rodovias por onde circulam cargas de mineração ainda precisam de atenção quanto ao asfalto. Temos uma malha de cerca de 4 mil quilômetros a serem pavimentados ou recuperados. A cada ano, o agronegócio e a mineração crescem, e com isso, os desafios de transporte se ampliam”, explicou. Segundo ele, o governo estadual tem um planejamento de R$ 2,5 bilhões em investimentos até 2026, dos quais R$ 1,2 bilhão já foram executados.

Representando a VLI, Anderson Abreu apresentou um comparativo emblemático da TO-335. “Três anos atrás, percorrer 30 km levava três horas. Hoje, com a pavimentação, esse mesmo trecho é feito em 30 a 40 minutos. Isso mostra como o investimento em acessos rodoviários impacta diretamente na competitividade do agronegócio e do Brasil”, pontuou.

O Tocantins Export 2025 é parte da agenda de fóruns regionais promovida pelo Grupo Brasil Export, com apoio da ANAC, ANTT, Governo Federal, ABTP, entre outras entidades. O evento segue até amanhã (16), com transmissão ao vivo pela TV BE News.

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