top of page
Buscar

OMS lança Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030

Por Organização Mundial da Saúde

01/11/2021


Foto: © Morgan/Unsplash


A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início na quinta-feira (28) em Genebra à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030. O organismo internacional e as comissões regionais da ONU, em cooperação com outros parceiros da UN Road Safety Collaboration, desenvolveram um Plano Global para a Década de Ação, também divulgado na quinta-feira.


Globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano - tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. Neste cenário, os acidentes de trânsito devem causar mais 13 milhões de mortes e deixar 500 milhões de pessoas lesionadas durante a próxima década, especialmente em países de baixa e média renda. Esses números são inaceitáveis, tanto em termos absolutos quanto relativos. Os acidentes de trânsito continuam sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, embora cada uma dessas mortes e lesões seja evitável.


“A perda de vidas e meios de subsistência, as deficiências causadas, a tristeza e a dor e os custos financeiros por acidentes de trânsito representam um preço insuportável para famílias, comunidades, sociedades e sistemas de saúde”, declarou diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Muito desse sofrimento é evitável, tornando as vias e os veículos mais seguros e promovendo caminhada, bicicleta e maior uso do transporte público com segurança. O Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito apresenta as etapas práticas e baseadas em evidências que todos os países e comunidades podem adotar para salvar vidas.”


Reconhecendo a importância do problema e a necessidade de agir, governos de todo o mundo declararam unanimemente - por meio da Resolução da Assembleia Geral da ONU 74/299 - a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com a meta explícita de reduzir mortes e lesões no trânsito em pelo menos 50% durante esse período.


“Uma das melhores maneiras de salvar e melhorar vidas é tornar nossas ruas mais seguras - mas esse trabalho muitas vezes não recebe a atenção que merece”, disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg L.P. e Bloomberg Philanthropies e Embaixador Global da OMS para Doenças Não Transmissíveis e Lesões. “A Bloomberg Philanthropies tem trabalhado para melhorar a segurança no trânsito desde 2007, fortalecendo as leis, aumentando a fiscalização, redesenhando as vias e usando dados. Fico feliz em dizer que o ambicioso plano global da OMS pela segurança no trânsito inclui muitas das estratégias que usamos para salvar vidas e ajudará a incentivar os governos em todo o mundo a fazer da segurança no trânsito a alta prioridade que deveria ser.”


O Plano Global descreve as ações necessárias para atingir a meta de reduzir mortes e lesões no trânsito e inclui ações aceleradas para tornar as caminhadas, as bicicletas e o uso do transporte público seguros, já que são meios de transporte mais saudáveis e ecológicos; para garantir vias, veículos e comportamentos seguros; e para garantir atendimento de emergência oportuno e eficaz. O objetivo é inspirar os países, incluindo governos e parceiros, a agir de forma ousada e decisiva, usando as ferramentas e os conhecimentos adquiridos na última Década de Ação para mudar de rumo.


“Mais de 50 milhões de pessoas morreram em vias de todo o mundo desde a invenção do automóvel. Isso é mais do que o número de mortes na Primeira Guerra Mundial ou algumas das piores epidemias” afirmou o diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde da OMS, Etienne Krug. “É hora de colocar em ação o que sabemos que funciona e mudar para um meio de transporte muito mais seguro e saudável. Este novo plano levará os países a um caminho mais sustentável.”


O Plano Global descreve as ações recomendadas elaboradas a partir de intervenções comprovadas e eficazes, bem como as melhores práticas para prevenir lesões no trânsito. Deve ser usado para informar e inspirar planos nacionais e locais que são ajustados aos contextos locais, recursos disponíveis e capacidade. Esse Plano se destina não apenas a formuladores de políticas seniores, mas também a outras partes interessadas que podem influenciar a segurança no trânsito, como sociedade civil, academia, setor privado, líderes comunitários e jovens.



Commentaires


bottom of page