top of page
Buscar

Peças teatrais gratuitas marcam a estreia do projeto Ciclos Culturais do SEST SENAT

Espetáculo inaugural será oferecido a partir desta semana em cidades de Santa Catarina e do Paraná. Saiba como garantir o seu ingresso.

Por Agência CNT Transporte Atual

12/03/2024  10h21



Que tal ir ao teatro sem desembolsar nenhum real? No SEST SENAT, isso é possível!

Consciente da importância de fomentar o acesso à cultura, a entidade lança, neste Mês da Mulher, o projeto-piloto Ciclos Culturais. A iniciativa estreia nesta semana e vai oferecer, gratuitamente, aos trabalhadores de transporte e à população em geral peças teatrais sobre temas atuais*.


“Só para Mulheres” é o título do espetáculo inaugural, em cartaz a partir dessa quarta-feira (13) em quatro unidades do SEST SENAT nos estados de Santa Catarina e Paraná. Nesta primeira etapa do projeto, a atração será oferecida para a população que mora nos municípios e no entorno de Chapecó (SC), Blumenau (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Curitiba (PR). Posteriormente, a iniciativa será expandida para outras 15 unidades do SEST SENAT em Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

“Valorizar a cultura de um povo significa reconhecer, preservar e promover tradições, costumes e patrimônios culturais.  Com esse objetivo nasce o projeto Ciclos Culturais, que, além de expressar a identidade dos brasileiros, se coloca como uma fonte de conhecimento por estimular o pensamento crítico, a comunicação e a criatividade”, explica a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.


Como garantir o ingresso gratuito

O SEST SENAT vai oferecer, em média, 150 entradas francas por apresentação.  

Para garantir o ingresso, será necessário fazer uma pré-inscrição. Para isso, os interessados deverão acessar, uma semana antes de cada apresentação, um link a ser divulgado no Instagram da unidade operacional que vai sediar a peça teatral.

Em caso de dúvidas, basta ligar para a unidade do SEST SENAT, cujo número de telefone pode ser conferido no site da entidade: sestsenat.org.br

 

Público-alvo, temas e programação*Adepto às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), o SEST SENAT definiu temas com abordagens e reflexões que impactam a sociedade e o meio ambiente, como: prevenção de uso de drogas; questões relacionadas ao trânsito; a relação do meio ambiente e as pessoas; os direitos e os deveres das crianças; e os desafios das mulheres

Adultos, jovens e crianças são o público-alvo das peças teatrais do SEST SENAT.


Resumo das peças

Os espetáculos foram produzidos pelo Menegazzo Teatros, grupo contratado pelo SEST SENAT. Segundo a diretora, atriz e produtora Tahini Menegazzo, a companhia é formada por sua família e, com mais de 30 anos de história, já está em sua segunda geração. “Circulamos pelo sul do Brasil com espetáculos para os mais variados públicos. Tendo como sede a cidade de Casca, pequeno município do interior do estado do Rio Grande do Sul, o nosso grupo tem o objetivo principal de popularizar, cada vez mais, o acesso à arte e à cultura”, explicou.


Conheça, agora, a sinopse dos espetáculos:


→ Só Para Mulheres – Angelina, como de costume, prepara a casa e o chimarrão para receber a visita de suas comadres. As quatro dão risadas dos problemas cotidianos e, principalmente, do maior deles: os seus maridos. A peça busca enaltecer a mulher trabalhadora, mãe, esposa e dona de casa, que passa, com louvor, por muitos desafios. De maneira lúdica e divertida, o espetáculo, voltado ao público feminino, busca proporcionar ao público um momento de descontração e êxtase.


 → Na Beira do Abismo! – De forma lúdica e irreverente, a peça conta breves histórias de personagens fictícios, como “Ramona Copiona” e “Zé da Galera”. O texto retrata, de forma simples e real, a inserção das drogas na atualidade e o seu reflexo na sociedade. Com muitas brincadeiras, esse espetáculo de teatro é uma comédia para rir e refletir. O espetáculo aborda a prevenção do uso de drogas e traz importantes informações sobre o uso e as características de cada uma, tais como: cigarro, álcool, cocaína, maconha, lança-perfume e crack.

 

→ Meu Futuro é Agora – Um dia, Joãozinho, o menino mais velho do vilarejo, aparece querendo matar passarinhos. Além disso, ele tem o mau hábito de jogar lixo no chão. As suas amigas, com dificuldade, mas com a pureza que só as crianças têm, mostram quanta coisa errada ele está fazendo. Em meio a brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde, chapeuzinho vermelho e outras, a peça trata com um estilo cômico e lúdico a convivência das crianças com os animais, o lixo, a água e a natureza. Também quer transmitir uma proposta de superação, amizade e, principalmente, o amor que devemos ter com o meio ambiente, os animais e a nossa vida.

 

→ Estrada da Vida – Inspirado em contos populares, o espetáculo retrata a vida de uma personagem ao longo do tempo e da sua relação com a sua profissão. A história começa mostrando ensinamentos de como ser um bom motorista e, depois, aborda o primeiro encontro, o namoro e a vida de casado. Nesse contexto, expõe situações inusitadas e divertidas do cotidiano. Com sátira e malícia, é uma comédia que mostra ao público as dificuldades e alegrias de dirigir.

 

Pintores de Sonhos – Em uma história de imaginação, sonho e fantasia, os personagens não sabem qual cor pintar as paredes do quarto de seu amigo. Para decidir, enquanto retratam a vida cotidiana das crianças com seus direitos e deveres, refletem sobre as cores, raças e diferenças. No palco, a alma leve e ingênua dos palhaços consegue envolver e acolher o público; ao mesmo tempo em que traz uma mensagem, às vezes dura, de algo sobre o qual precisamos refletir. Entretanto, quando a mensagem é inserida de uma forma carinhosa e aconchegante, invade o coração e é levada para toda a vida. Baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o espetáculo é lúdico, divertido e para o público infantil

Kommentare


bottom of page